TSE nega HC a Rosinha e Garotinho
Suzy Monteiro 07/12/2017 22:53 - Atualizado em 10/12/2017 15:54
  • Rosinha deixa a cadeia em Benfica

    Rosinha deixa a cadeia em Benfica

  • Garotinho continua preso em Bangu

    Garotinho continua preso em Bangu

Em mais um dia de muita movimentação nos escândalos envolvendo políticos do Rio, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Jorge Mussi, negou liminar em Habeas corpus (HC) ao ex-governador Anthony Garotinho, ao ex-subsecretário de Governo Thiago Godoy, ao presidente nacional do PR, Antonio Carlos Rodrigues e seu genro, Fabiano Alonso. Também teve liminar negada à ex-governadora Rosinha Garotinho, que continuará com tornozeleira eletrônica. Eles são réus em Ação Penal decorrente da operação Caixa d’água. Preso, Garotinho será substituído na rádio Tupi, a partir de segunda-feira, pela apresentadora do SBT, Isabele Benito. Já o Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) contra os deputados estaduais Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, todos do PMDB-RJ, e outras 16 pessoas por corrupção e outros crimes envolvendo a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). E o ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Jonas Lopes de Carvalho Júnior, teve sua aposentadoria suspensa pela Justiça. Ele é delator na Operação O Quinto do Ouro, que levou à prisão cinco conselheiros do TCE-RJ, hoje afastados pela Justiça. Com a aposentadoria, ele receberia quase R$ 40 mil por mês. Enquanto isso, o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) vai prestar Enem para História.
Garotinho está preso desde 22 de novembro e, depois de passar por Benfica, está em Bangu 8. Em Benfica estão Godoy, Rodrigues, Alonso e outros réus no mesmo processo: o ex-secretário de Controle Suledil Bernardino, o empresário Ney Flores Braga e o policial civil aposentado Antônio Carlos Ribeiro da Silva, conhecido como Toninho.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já havia negado HCs aos réus. Até agora, apenas a ex- prefeita Rosinha obteve alguma decisão favorável: O TRE a liberou da prisão, cumprindo medidas restritivas.
Nas decisões de ontem, o ministro Jorge Mussi aponta gravidade das condutas dos réus. No caso específico de Garotinho, o ministro cita decisão da desembargadora do TRE/RJ, Cristiane de Medeiros Frota, que negou liminar afirmando que a prisão “seria necessária para a garantia da ordem pública, a fim de fazer cessar as atividades da organização criminosa em tese ‘chefiada’ pelo paciente”. E lembra que, na decisão de 1º grau há “referências a supostos atos de coação a colaboradores que firmaram acordo de colaboração premiada homologado”, e que “esses fatos são atuais e por si só seriam suficientes para justificar a prisão preventiva”. A defesa do casal Garotinho enviou nota dizendo que os méritos dos HCs ainda serão julgados no TSE.
Nova voz - Garotinho será substituído na Rádio Tupi a partir de segunda. Seu horário passa a ser comandado pela apresentadora do “SBT Rio”, Isabele Benito. A possibilidade de ele perder o emprego na Tupi foi levantada por sua defesa, na apresentação de seu Habeas corpus. Em setembro, na segunda vez que foi preso, Garotinho estava no ar, apresentando o programa.
MPF denuncia Melo, Picciani e Albertassi
O Ministério Público Federal ofereceu denúncia ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) contra os deputados estaduais Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, todos do PMDB-RJ, e outras 16 pessoas por corrupção e outros crimes envolvendo a Alerj.
Picciani, Melo e Albertassi foram presos preventivamente na Operação Cadeia Velha, suspeitos de receberem propina para atender os interesses de empresários em votações da Alerj. A ação penal protocolada na noite de quarta-feira (6) decorre da primeira investigação ligada à Operação Lava Jato contra pessoas com foro na 2ª instância do Judiciário federal. Na última terça-feira (5), o Conselho de Ética da Alerj adiou a decisão sobre o processo contra o trio de parlamentares presos do PMDB.
Brasília — O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou, mais uma vez, a conclusão do julgamento das ações que questionam se deputados estaduais têm direito às imunidades processual e prisional, a exemplo do que já ocorre com deputados federais e senadores. O placar esta 5 a 4 no sentido de que os deputados estaduais não são imunes à prisão e de que não cabe ao Legislativo rever atos judiciais.
Jonas Lopes com aposentadoria suspensa
A Justiça do Rio suspendeu, quarta-feira, a aposentadoria do ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Jonas Lopes de Carvalho. Também foi suspenso pela Justiça o processo de eleição de um novo conselheiro. Esses foram mais um capítulo da novela em torno do TCE- RJ, que no início do ano teve quase todos seus conselheiros presos.
Terça-feira, o auditor Rodrigo Nascimento, indicado pelo governador Luiz Fernando Pezão, foi aprovado por uma das comissões da Alerj. Sua indicação iria ao plenário da Casa ontem.
Na decisão sobre a aposentadoria do delator, o juiz Eduardo Antonio Klausner, da 7ª Vara de Fazenda Pública, afirma: “O ato de aposentação que beneficiou o réu deve restar suspenso e sem produzir efeito até que o réu não responda mais a nenhum processo penal, administrativo-punitivo, ou por improbidade administrativa nos quais a perda do cargo seja uma das possíveis punições”, afirmou, dizendo que a aposentadoria é uma estratégia para continuar a receber dos cofres públicos.
Jonas Lopes pediu para se aposentar depois de envolvido em denúncias de comandar esquema de recebimento de propina em troca de decisões do tribunal: “Assim sendo, fica evidente que o Conselheiro Jonas Lopes de Carvalho Junior está se valendo de uma estratégia para preservar os valores que recebe mensalmente a título de subsídios caso venha a ser condenado criminalmente, tentando mantê-los íntegros a título de aposentadoria”, afirmou o juiz em sua decisão.
Ex-governador Sérgio Cabral prestará Enem
Preso desde 17 de novembro do ano passado, o ex-governador e jornalista Sérgio Cabral (PMDB) pediu a alteração da data de duas audiências para poder participar do Enem realizado para os presidiários. Cabral quer tentar uma vaga no curso de História. As audiências estão marcadas para 12 e 13 de dezembro, mesmos dias em que o exame será aplicado aos presos.
O pedido foi atendido pelo juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, Marcelo Bretas, que adiou os depoimentos para os dias 14 e 18 de dezembro.
A mulher de Cabral, a ex-primeira-dama Adriana Ancelmo, também pediu autorização para fazer o Enem com o objetivo de conseguir vaga em Letras ou Ciências Sociais. Adriana é advogada.
Depoimentos - Luiz Carlos Bezerra e Carlos Miranda, operadores de propina do ex-governador, confirmaram em depoimento à Justiça Federal que recolheram propinas pagas pelo empresário Marco Antônio de Luca para manter contratos com a administração pública. Segundo eles, o próprio peemedebista negociava os valores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS