Dezembro Laranja lembrado em SFI
- Atualizado em 08/12/2017 18:03
Depois do Outubro Rosa, Novembro Azul, vem aí o Dezembro Laranja, mês que lembra a prevenção contra o câncer de pele, câncer com maior incidência no Brasil.
Para a oncologista clínica Elizabeth Uhl, médica coordenadora do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac), a detecção precoce pode levar a tratamento e cura. “O câncer de pele é o crescimento anormal e incontrolável das células que compõem a pele. É o câncer mais frequente na população, e o mais importante é que quanto mais cedo ele for diagnosticado na população, e o mais importante é que quanto mais cedo ele for diagnosticado maiores são as chances de cura. A radiação ultravioleta, por exemplo, é o principal fator responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele”, ressaltou a médica.
“A população de nosso município se expõe muito ao sol quer seja nas praias, assim como os trabalhadores rurais e pescadores, portanto queremos que todos estejam atentos aos riscos da exposição ao sol, em momentos de lazer ou em seu cotidiano profissional”, destacou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele, que é o câncer de maior incidência no país.
A recomendação é usar equipamentos de proteção individual (EPI): chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas de cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 30. A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer de evitar os horários de maior insolação: das 10h às 16h.
“Muitas pessoas pensam que só precisam utilizar filtro solar quando estão expostas ao sol ou ainda, apenas quando vão a praias e piscinas. Esse é um grande erro. Até mesmo em dias nublados, e em todas as estações, mesmo durante o inverno, estamos susceptíveis aos raios UV, portanto devemos sempre nos proteger”, finalizou Elizabeth. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS