MPF e Fidesc celebram pacto
15/12/2017 19:44 - Atualizado em 18/12/2017 13:39
O Ministério Público Federal e as instituições que compõem o Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc) celebraram o Pacto de Compromisso em Defesa de uma Educação em Direitos Humanos. A assinatura do documento foi realizada na Casa de Cultura Villa Maria, em Campos.
Na ocasião, estiveram presentes o procurador da República, Stanley Valeriano da Silva, o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF) e presidente do Fidesc, Jefferson de Azevedo, e demais dirigentes. “A Constituição Federal prevê que a sociedade deve ser livre, fraterna, justa e solidária. Este é um dos objetivos da República e, a partir da universidade, nós temos a oportunidade de levar até as pessoas, formação, informação e causar, com isso, a transformação”, disse Stanley.
O documento prevê ações que garantam a promoção da educação em Direitos Humanos, como a criação de comissões e grupos de trabalho, reestruturação dos órgãos de acolhimento de denúncias e apoio às vítimas de discriminação, produção de relatórios de ações, entre outras. As instituições signatárias realizarão relatórios de suas atividades voltadas ao cumprimento do Pacto, bem como suas ações e resultados alcançados serão divulgados para conhecimento de toda a população.
— Essa sinergia, onde as instituições formadoras das lideranças e dos profissionais, estão se unindo e dizendo que os Direitos Humanos são elementos imprescindíveis para uma sociedade diferente. É preciso construir uma sociedade que dialogue, que escute, e não essa comunidade que se polariza — disse Jefferson de Azevedo.
Além do MPF, assinaram o pacto as seguintes instituições: Universidade Federal Fluminense (UFF), IFF, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Universidade Candido Mendes (Ucam), Centro Universitário Fluminense (Uniflu), Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Universidade Estácio de Sá e Institutos Superiores de Ensino Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Isecensa). (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS