CCZ de Macaé fez ação pelo Dia D de combate ao Aedes
08/12/2017 22:03 - Atualizado em 10/12/2017 15:40
A Prefeitura de Macaé realizou, neste sábado, o “Dia D” de Combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável em transmitir a dengue, zika e chikungunya. A ação é realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde. Os agentes de combates a endemias realizaram ações no Centro, em frente à Sociedade Musical Nova Aurora; no Visconde, na Farmácia Municipal, e no estacionamento do supermercado JPavani, que conta com a parceria dos estudantes da Escola Técnica José Rodrigues da Silva, através do Projeto de Mãos dadas com a saúde.
De acordo com o coordenador geral do CCZ, Flávio Paschoal, a estratégia faz parte das ações de mobilização da sociedade e marcam a intensificação do trabalho de enfrentamento ao mosquito. Os agentes eliminam criadouros, realizam tratamento com larvicida e orientam os munícipes.
O agente de endemias Thiago Peixoto conta que quem passou em frente à Nova Aurora, teve a oportunidade de se informar sobre possíveis criadores do mosquito Aedes. “Nós entregamos folders explicativos sobre a doença, mostramos como são as larvas do mosquito Aedes e recebemos demandas dos moradores para que possam ser atendidas posteriormente”, explicou.
Além da distribuição de folders, os agentes de endemias realizam visitas nas residências dos bairros: Centro, Aroeira, Visconde de Araújo, Riviera Fluminense, Botafogo, Cavaleiros, Nova Esperança, Parque Aeroporto, Lagomar, Córrego do Ouro e Nova Holanda, sendo que este último também contará com a equipe de controle de roedores.
Para esta ação, segundo Flávio Paschoal, foram mobilizados 130 agentes de endemias. Ele alerta toda a população sobre a importância de redobrar os cuidados com o quintal principalmente nesse período de chuvas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS