Guerrero é suspenso pela Fifa por um ano
08/12/2017 15:50 - Atualizado em 11/12/2017 13:35
O atacante Paolo Guerrero, que atua pelo Flamengo, ficará de fora dos gramados por um ano após a suspensão pela Fifa nesta sexta-feira (8), depois de ser flagrado em exame antidoping em jogo da seleção peruana pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, em 5 de outubro, na Argentina.
A suspensão começou a valer ano dia 3 de novembro de 2017, data em que ele foi suspenso preventivamente pela primeira vez. Como o gancho irá durar até novembro de 2018, o experiente jogador, de 33 anos, está fora do próximo Mundial, perdendo a chance de jogar o torneio pela primeira vez na carreira.
"O jogador testou positivo para o metabólito da cocaína Benzoilecgonina, uma substância incluída na lista proibida da Wada de 2017 sob a classe 'S6. Estimulantes'. [...] Por testar positivo para uma substância proibida, o jogador violou o artigo 6 das Regras Antidoping da Fifa e, também, infringiu o artigo 63 do Código Disciplinar da Fifa", explicou a entidade máxima do futebol.
O
Paolo Guerrero
Paolo Guerrero / Divulgação
julgamento foi realizado em primeira instância, cabendo ainda recurso ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), na Suíça, por parte da defesa do atleta.
A quantidade de metabólito de cocaína encontrada na urina de Guerrero é considerada pequena. Os exames mostraram apenas 72 nanogramas por mililitros, o que a Fifa considerou factível com a versão apresentada pelo atleta de que tomou apenas um chá antigripal.
No entanto, a pena de um ano é a mínima prevista para casos positivos da droga.
Pesaram a favor do atleta, além dele ter admitido que tomou o chá, o fato de ele não ter sido testado com a substância em nenhum outro momento de sua carreira.
O escritório Bichara Neto, que defende Paolo Guerrero, soltou comunicado criticando a decisão da Fifa: "Guerrero e sua defesa receberam com extrema surpresa e decepção o resultado publicado pela FIFA punindo o atleta com 1 ano de suspensão mesmo reconhecendo que o jogador não faz uso de cocaína. As provas são contundentes e somadas à baixíssima concentração do metabólito comum à folha de coca não justificam em nenhuma hipótese essa decisão. Vamos recorrer até a última instância em busca de justiça e em prol do Jogo Limpo e do Esporte Justo".
Guerrero tem contrato com o Flamengo até agosto de 2018. De acordo com informações publicadas na imprensa do Rio confirmadas na última terça, a diretoria do clube rubro-negro pensava em rescindir o contrato com o centroavante caso ele recebesse uma punição severa, como de seus meses a um ano fora dos gramados. Agora, a saída do camisa 9 deve ser confirmada pelo time carioca com uma possível rescisão amigável.
Confira o comunicado da Fifa:
Em 7 de dezembro de 2017, o Comitê Disciplinar da Fifa decidiu, após analisar todas as circunstâncias específicas do caso, suspender o jogador peruano Paolo Guerrero por um ano. O jogador testou positivo para o metabólico da cocaína Benzoilecgonina, uma substância incluída na lista proibida da Wada de 2017 sob a classe "S6. Estimulantes", depois de um teste de controle de doping conduzido após o jogo das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 na Rússia jogado em Buenos Aires, Argentina, em 5 de outubro de 2017.
Por testar positivo para uma substância proibida, o jogador violou o artigo 6 das Regras Antidoping da Fifa e, também, infringiu o artigo 63 do Código Disciplinar da Fifa.
O período da suspensão começa em 3 de novembro de 2017, a data no qual o jogador foi suspenso provisoriamente pelo presidente do Comitê Disciplinar da Fifa. Em acordo com o artigo 29 das Regras Antidoping da Fifa, a suspensão cobre, entre outras coisas, todos os tipos de jogos, incluindo domésticos, internacionais, amistosos e jogos oficiais. Os temos da decisão foram devidamente notificados hoje.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS