Acic abre debate sobre agricultura
08/12/2017 21:11 - Atualizado em 10/12/2017 19:20
A diversificação agrícola no município de Campos será um dos assuntos a serem abordados na mesa redonda, que a Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) estará promovendo, no próximo dia 13, às 10h, na sala de reunião da instituição.
Participam da reunião, o professor e pesquisador da Uenf, Alcimar Ribeiro, o superintendente de Agricultura do Município, Nildo Cardoso, o representante da Pesagro, Silvino Amorim e o representante dos pequenos produtores rurais Ricardo Cabral da Cruz.
De acordo com o presidente da Acic, José Luiz Lobo Escocard, o objetivo é discutir o assunto e juntos buscarem uma alternativa que venha beneficiar um maior grupo de pequenos produtores que poderão produzir outros tipos de culturas para fomentar a economia no município.
— A pesquisa do professor Alcimar Ribeiro, mostra que nos últimos 40 anos a concentração agrícola na cultura da cana-de-açúcar foi nítida e a retração de sua área colhida, ao longo do tempo, não encontrou culturas substitutivas. Ao contrário, a redução da área da cana-de-açúcar, concomitantemente, com a redução da área recolhida de outras culturas temporária de menor expressão, foi acentuada — destacou o presidente da Acic, José Luiz Escocard.
Os últimos dados do IBGE mostram que a cultura temporária no município se exauriu no tempo. Dos 492 hectares colhidos (excluída a cana-de-açúcar), 270 hectares foram destinados a mandioca, 210 hectares ao abacaxi, 8 hectares a batata doce e 4 hectares de tomate. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS