Moreira Franco e ex-prefeito de Miracema são condenados
02/08/2017 23:17 - Atualizado em 03/08/2017 13:55
Em um processo que corria há mais de 20 anos na Justiça, o atual ministro-chefe da secretaria-Geral da Presidência da República e ex-governador do Estado do Rio, Moreira Franco (PMDB); e o ex-prefeito de Miracema Jairo Barroso Tostes, foram condenados pela 9ª Vara Federal de Fazenda Pública a devolverem R$ 2 milhões aos cofres públicos do Estado do Rio. A decisão foi proferida pela juíza federal Flávia Viveiros de Castro, do grupo de sentenças do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Entre os anos de 1987 e 1991, Moreira Franco era governador do estado. As investigações tiveram início na década de 1990 pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apurava suposto desvio de recursos na educação do Rio. De acordo com a ação civil pública, ele teria feito o repasse irregular de dois cheques para pagamento da merenda escolar a Jairo Barros Tostes. Segundo a investigação, os dois cheques foram entregues em mãos a Jairo Tostes, que teria se declarado amigo de Moreira Franco. Isso impediu a fiscalização da aplicação da verba pública.
Em nota, o ministro afirma que não foi comunicado, e que não tem lembrança do processo:
- Não fui comunicado e não sei nada a respeito do assunto. Nos últimos 20 anos não tenho lembrança desse processo. Acho estranho um julgamento que demorou 20 anos e não tem nenhum tipo de notificação. Vou procurar um advogado para me informar. De fato, vivemos tempos muito estranhos! - afirmou Moreira m matéria publicada pelo jornal O Globo. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS