Programa vai beneficiar mais de 34 mil jovens em Campos
03/08/2017 17:29 - Atualizado em 04/08/2017 13:59
Prefeito Rafael Diniz
Prefeito Rafael Diniz / Supcom
O prefeito Rafael Diniz e a superintendente de Políticas para a Juventude do Estado do Rio de Janeiro, Jéssica Ohana, assinaram, na manhã desta quinta-feira (3), o Termo de Compromisso de Execução do Programa Identidade Jovem (ID Jovem), que em Campos beneficiará 34 mil pessoas. Na região norte do Estado serão 55 mil beneficiados e 800 mil em todo o território fluminense. A formalização aconteceu durante o lançamento regional do programa, no Teatro Municipal Trianon.
O ID Jovem é um programa do Governo Federal que concede uma série de benefícios a pessoas com idade entre 15 e 29 anos, que pertencem a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. A Identidade Jovem é um documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte interestadual. O programa exige que o jovem esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). No Estado do Rio, o programa ainda concederá aos jovens a gratuidade na inscrição para concursos públicos e para o Enem.
— O que nos move são a vontade política e o desejo de transformação. Não dá para acreditar na transformação do nosso país, se não investirmos na transformação dos verdadeiros atores deste processo, que são os nossos jovens. Fizemos tudo o que pudemos nestes sete meses de gestão e continuaremos dando o nosso máximo sempre. Que este projeto represente para os jovens uma oportunidade de transformação na nossa cidade. Mais que cobrar do próximo, temos que nos perguntar o que nós, enquanto cidadãos, temos feito para transformar a nossa cidade — disse Rafael Diniz.
A presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Suellen André de Souza, apresentou dados de uma pesquisa que aponta que o maior índice de homicídio em Campos está entre jovens. Do total de assassinatos de vítimas nesta faixa etária, 80% sequer completaram o Ensino Fundamental e nenhum deles chegou ao Ensino Médio. “Estes dados nos servem como norte para produzir políticas públicas pontuais. Assim a FMIJ vem trabalhando. Temos nos esforçado como equipe para desenvolver o melhor para estes meninos e meninas. Ainda há muito a ser feito e o faremos”, garantiu Suellen.
Representantes dos municípios de São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, São João da Barra, Cambuci, Cardoso Moreira, Carapebus, Bom Jesus e Conceição de Macabu participaram do evento e também assinaram os Termos de Compromisso de execução do ID Jovem em suas respectivas cidades. Também participaram a vice-prefeita de Campos, Conceição SantAnna; a consultora da Secretaria Nacional de Juventude, Thaís Nascimento. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS