Datafolha: Lula lidera para 2018; Marina e Bolsonaro empatados em segundo
26/06/2017 09:06 - Atualizado em 26/06/2017 09:16
Uma pesquisa feita pelo Datafolha divulgada nesta segunda-feira (26) pelo jornal Folha de S. Paulo sobre a disputa presidencial de 2018 aponta que o ex-presidente Lula (PT) mantém a liderança na preferência do eleitorado. Ele tem de 29% a 30% das intenções de voto. O petista é seguido por Jair Bolsonaro (PSC) e Marina Silva (Rede), que têm 16% e 15%, respectivamente. Os dois estão tecnicamente empatados em segundo lugar, já que a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com a pesquisa, o deputado federal tem tendência de alta. Ele tinha 8% das intenções de voto em dezembro de 2016. Em abril, passou para 14% e agora aparece com 16%. Os números são sempre no cenário em que o candidato do PSDB é o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Já o tucano oscilou positivamente em simulações de primeiro e segundo turnos. Sua rejeição, porém, cresceu para 34%, atrás apenas da de Lula, com 46%.
Joaquim Barbosa (sem partido), ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), aparece em quarto, com 11% das intenções de voto.
Os possíveis cenários de segundo turno indicam vitória de Lula em todas as situações: tanto diante de Bolsonaro, como de Alckmin e Doria. O petista, no entanto, empata com Marina Silva e o juiz Sergio Moro (sem partido) na margem de erro, de dois pontos percentuais. Marina, por sua vez, sairia vitoriosa diante de Bolsonaro.
Na pesquisa, em caso de segundo turno, Ciro Gomes (PDT) empataria com os tucanos Alckmin e Doria.
Fonte: O Globo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]