Tradição nas águas do Paraíba em homenagem a São João Batista
23/06/2017 19:17 - Atualizado em 23/06/2017 19:18
Procissão fluvial do padroeiro é tradição em São João da Barra
Procissão fluvial do padroeiro é tradição em São João da Barra / Foto: Paulo Pinheiro/Folha da Manhã
Mais uma ano de tradição mantida nos festejos do padroeiro de São João da Bara, São João Batista. Pescadores participaram nesta sexta-feira (23) da procissão fluvial, que saiu de Atafona e chegou neste fim de tarde ao Cais do Imperador. O quadro do padroeiro saiu da igreja de Nossa Senhora da Penha e foi levado por fiéis e uma comitiva de embarcações decoradas até a sede do município. No concurso das embarcações mais bem decoradas, destaque para a vencedora, com o tema “Charlie Chaplin” (1º lugar), “A turma do funil” (2º) e “Saudades do Pontal”, que aproveitou para chamar atenção quanto à necessidade de intervenções para conter o avanço do mar na praia de Atafona. As homenagens ao padroeiro prosseguem neste sábado (24), dia em que é comemorado pela Igreja o nascimento de João Batista.
Galeria dos primeiros colocados no concurso. Fotos: Paulo Pinheiro
A procissão fluvial de São João Batista representa a subida de Lourenço do Espírito Santo e sua companhia para fundar o povoado de São João do Paraíba do Sul, em 1630, após passar oito anos na barra (Atafona). O motivo da mudança de Lourenço teria sido a morte da mulher dele nas águas do Pontal. O jornalista Carlos Sá aponta que esse mesmo grupo ergueu uma capela em louvor a São João Batista. “Em 1664, ainda coberta de palha, (a capela) é reconhecida pela Igreja do Rio de Janeiro como matriz, sendo assim uma das mais antigas da província”, relatou o jornalista no blog SJB em ação. Toda procissão fluvial do padroeiro São João Batista lembra a fundação do povoado, que se tornou Vila de São João da Praia (1676) e depois cidade de São João da Barra (1850).
Galeria com outros registros do repórter fotográfico Paulo Pinheiro, da Folha da Manhã 
Atrações continuam neste sábado
No dia de São João, a programação tem início às 6h, com alvorada festiva, e prossegue na parte religiosa com missa na igreja matriz, às 10h, celebrada pelo bispo Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, e procissão às 18h. Eventos esportivos, culturais e recreativos acontecem durante todo o dia e, às 22h, tem show com o cantor Elymar Santos.
Na programação esportiva, às 6h, tem pesca do maior robalo vivo no Rio Paraíba do Sul (Cais do Imperador). Às 8h, será realizada a corrida rústica nas categorias elite e local masculino e feminino. Às 9h, atletismo (100m e 4x100m). Às 11h, largada em Atafona da competição de barco a vela, com chegada no Cais do Imperador. A partir das 12h, ciclismo nas categorias feminino, local, master C, master B e elite.
O dia de homenagens ao padroeiro São João Batista tem, ainda, tarde recreativa às 14h, abertura e premiação do concurso fotográfico “Prêmio João Batista Rocha”, no Centro Cultural Narcisa Amália, às 16h, com realização do Porto do Açu – Prumo.
A Festa, em sua 373ª edição, teve início no dia 15 de junho, sendo organizada pela Irmandade de São João Batista em parceria com a Prefeitura de São João da Barra. A programação será encerrada no domingo, 25, com o XX Encontro de Academias, na Praça São João Batista, às 20h, e show da cantora Janine Gaia e banda, às 22h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]