Grupos em defesa de Atafona se unem e vão às ruas no dia da Cidade
14/06/2017 23:07 - Atualizado em 15/06/2017 07:53
Moradores de Atafona, veranistas e amantes da praia de Atafona estiveram reunidos na noite desta quarta-feira (14) para discutir ações que possam acelerar o processo para desengavetar o projeto de contenção do avanço do mar e recuperação da orla. Mobilizados pelas redes sociais, o "SOS Atafona" e o "Atafona resiste" (criado inicialmente como "Atafona não vai cair") conseguiram mobilizar um grande número de moradores e acertaram algumas diretrizes. Os vereadores Aluizio Siqueira (PP) e Sônia Pereira (PT), presidente e vice do Legislativo sanjoanense, respectivamente, estiveram presentes. Em decisão praticamente unânime, os participantes do encontro decidiram realizar uma manifestação pacífica no dia 17 de junho, quando São João da Barra comemora 167 anos da elevação à categoria de Cidade, na sede do município. A concentração será às 10h, na praça Santo Antônio. Para participar, basta adquirir a camisa do SOS Atafona — movimento precursor — ou vestir camisas pretas.
Entre as propostas apresentadas, que serão encaminhadas aos segmentos responsáveis, está a viabilidade de um consórcio envolvendo a Prefeitura, Governo do Estado, União e empresas privadas para realização da obra. O encaminhamento dos estudos e projetos à comissão de Meio Ambiente da Alerj também foi sugerida. Foi questionado, ainda, se há possibilidade de, emergencialmente, a Prefeitura realizar uma dragagem na foz e iniciar a construção do quebra-mar nesse ponto, que está sendo mais atingindo desde maio, e depois dar continuidade ao projeto. Ainda foi levantada a viabilidade de conseguir indenizações das empresas que utilizam o Paraíba do Sul em todo seu curso, uma vez que é praticamente unânime o entendimento de que a perda da força do rio foi preponderante para o mar avançar ainda mais.
Os vereadores se colocaram à disposição para mediar encontros do grupo com políticos de outras esferas governamentais. Eles também falaram que será realizada uma audiência pública sobre a situação de Atafona, na qual a prefeita Carla Machado (PP) estará presente.
A mobilização deste sábado tem o intuito de tornar o movimento ainda mais conhecido, sem cunho político partidário — bem como a construção de todo movimento.
Pelo Facebook, houve a tentativa de transmitir a reunião. A posição da câmera foi utilizada de forma equivocada e por não usar internet adequada, em alguns momentos ocorrem falhas no áudio e nas imagens. Contudo, é possível ter uma noção de tudo o que foi discutido, para quem queira assistir:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]