Audiência hoje em SJB para tentar conciliar conflito da terra no Açu
12/05/2017 00:14 - Atualizado em 12/05/2017 13:12
Foto: Blog do Pedlowski
Foto: Blog do Pedlowski
Nesta sexta-feira (12), às 14h, acontece no Fórum de São João da Barra a audiência de conciliação entre os ocupantes das terras do 5º distrito do Açu, a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), a Grussaí Siderúrgica do Açu (GSA) e a Porto do Açu Operações. A audiência foi marcada pelo juiz titular da 1ª Vara da cidade, Paulo Maurício Simão Filho, que já indeferiu o pedido de reintegração das terras.
Presidentes da Comissão de Representação do Porto do Açu e Direitos Humanos na Alerj, Bruno Dauaire (PR) e Marcelo Freixo (Psol), respectivamente, são esperados em SJB para a audiência. Um dos critérios alegados pelo juiz para não ter até então permitido a reintegração das terras é o de “que menos de 10% da área efetivamente desapropriada se tornou produtiva com o Porto do Açu, que inicialmente teria uma dimensão bem maior do que a que se revela hoje”.
O deputado Bruno Dauaire já propôs uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as desapropriações de terras na área do Açu, já que os critérios utilizados são colocados em xeque diante de um possível favorecimento ao empresário Eike Batista, “pai” do empreendimento, por parte do então governador Sérgio Cabral, ambos que já foram presos no desdobramento da Lava Jato.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]