Políticos em Campos e região vão às urnas divididos entre Flávio e Lula
Matheus Mesquita, Júlia Alves 25/10/2026 11:52 - Atualizado em 25/10/2026 17:43
Montagem: Ingrid Silva
Políticos de Campos e região foram às urnas na manhã deste domingo (25) de 2º turno das eleições 2026. Em Campos, o deputado federal eleito Wladimir Garotinho, a delegada Madeleine Dykeman, que foi candidata a deputada federal no 1º turno, e o ex-vereador Thiago Virgílio, que foi candidato a deputado estadual no 1º turno, votaram em diferentes escolas do município. O prefeito de Campos, Frederico Paes, e a prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, também já votaram. 
O deputado federal eleito no primeiro turno das eleições 2026, Wladimir Garotinho ressaltou o apoio a Flávio Bolsonaro para a presidência da República.

Wladimir e família no2º turno das eleições
Wladimir e família no2º turno das eleições / Foto: Júlia Alves
"Primeiro eu quero dizer que o resultado da urna termina hoje. Quero fazer um pedido à população que respeite o resultado da urna. Todo mundo sabe que eu sou Flávio Bolsonaro, fiz campanha pra ele, espero um resultado muito bom pra ele em Campos. Mas independente do resultado e do que acontecer, quem ganhar precisa governar para todo mundo, não só para o seu eleitor. Se não o país vai continuar dividido, polarizado e com confusão na rua que não leva ninguém a lugar nenhum, que não faz o Brasil crescer. Cada um vota naquilo que acredita, cada um se identifica mais com um lado ou com o outro. Eu me identifico neste momento mais com o Flávio Bolsonaro e todo mundo aqui deve saber, eu já votei no Lula lá atrás. Eu não nego, por exemplo, que o Lula 2 foi muito bom, mas o Lula 3 não foi bom", esclareceu.E acrescentou: "Eu vou me dedicar muito para a minha cidade, para a minha região, então acho que vai ser mais fácil também ter um governador e um presidente aliado".
Madeleine chegou por volta das 10h20 no Colégio Laura Vicunha, no Centro de Campos, e falou sobre ser um dia importante para a democracia, além de reforçar o voto em Flávio. 
Foto: Matheus Mesquita
“Hoje é um dia muito importante para a democracia do nosso país, foi uma campanha muita acirrada de ambos os lados, forças nas ruas e nas redes sociais, e que mostra que essa é a força da democracia, e que vai continuar intacta, democracia é isso, a gente exercer o nosso lado, a gente exercer a nossa opinião sem ser hostilizado por isso, acredito na vitória do Flávio Bolsonaro, que é o meu candidato, já declarei isso mas de uma vez nas redes sociais, mas independente dos resultado das urnas, que aja respeito de todas as partes, que o Brasil vença, que o Brasil cresça, e que criemos pontes, independente de quem vença, que governe para o nosso país”, disse Madeleine. 
O ex-vereador Thiago Virgílio, que foi candidato a deputado estadual no 1º turno das eleições, votou no Colégio João Paulo II também nesta manhã. 
Foto: Assessoria
O prefeito de Campos, Frederico Paes, também votou neste domingo (25), segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Frederico votou por volta das 11h na Escola Bartolomeu Lyzandro, na localidade de Balança Rangel, e declarou voto em Flávio Bolsonaro (PL).

Foto: César Ferreira / Divulgação
“Declaramos voto em Flávio Bolsonaro, porque a gente entende que é o melhor para a nossa região e para Campos. Nós temos Wladimir eleito pelo PL, dois senadores eleitos pelo PL e o governador Douglas Ruas eleito pelo PL. Então, a gente tem que ter um alinhamento com a nossa cidade e nosso Estado”.

Frederico ainda destacou a importância do voto.

“Hoje é dia de celebrar a democracia e exercer nossa vontade. Que seja um dia de esperança, respeito às diferenças e confiança em dias melhores. Independentemente das escolhas, que possamos seguir unidos na construção de um Brasil mais justo e melhor para todos”, disse.
O deputado estadual reeleito Bruno Dauaire votou no Colegio Estadual Admardo Alves Torres, em Grussai, neste 2º turno.
Foto: Divulgação
"Dia importante e histórico para o Brasil, a gente acabou de votar e espera que transcorra tudo bem. E que vença aquele que tiver o maior apoio popular. Foi uma eleição histórica, as mobilizações, a gente torce pela mudança do Brasil", declara.
A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, chegou por volta das 10h30 deste domingo (25) à Escola Estadual Admardo Alves Torres, em Grussaí, para votar no segundo turno das eleições.

Acompanhada do esposo, Igor Manhães, a prefeita se dirigiu à sua seção eleitoral e exerceu o direito ao voto. No local, cumprimentou eleitores presentes e ressaltou a importância da democracia, do respeito à escolha das urnas e da união do país, independentemente do resultado da eleição.

Foto: Divulgação
“A democracia é uma das maiores conquistas da nossa sociedade, e precisamos respeitar a vontade popular. Independentemente de quem vença, o que a gente deseja é que o Brasil possa se unir, deixar as diferenças de lado e seguir em frente, com desenvolvimento, crescimento e oportunidades para todos. A polarização não nos leva a lugar nenhum quando se transforma em divisão e impede o diálogo. Quem for eleito precisa governar para todos os brasileiros, porque a política deve ter como propósito maior trabalhar pelo próximo e pelo bem da população. É isso que a gente espera, com respeito à democracia, união e compromisso com o futuro do nosso país", disse. 
Yara Cinthia, prefeita de São Francisco de Itabapoana, votou no Colégio Estadual São Francisco de Paula no início da tarde. Yara, que fez campanha em apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República, publicou nas redes sociais uma mensagem destacando a importância do voto.
Yara Cinthia, prefeita de São Francisco de Itabapoana
Yara Cinthia, prefeita de São Francisco de Itabapoana / Foto: Divulgação


“Hoje, reafirmei mais uma vez a importância de exercer nosso direito de votar. A democracia se fortalece quando cada pessoa tem liberdade para fazer suas escolhas, expressar suas opiniões e participar do futuro do nosso país. Que nunca percamos a consciência do valor da nossa liberdade. Defender a democracia é cuidar do presente e do futuro de todas as gerações”, disse na publicação.
O vereador e presidente eleito da Câmara de Campos para o próximo biênio, Silvinho Martins (MDB), votou na tarde deste domingo (25), por volta das 14h50, no Centro Universitário Fluminense (Uniflu). O parlamentar não relevou seu voto, mas disse acreditar em eleição apertada, definida no fotocheck, sistema que define o vencedor com precisão milimétrica em corridas de cavalo.
Silvinho Martins, presidente eleito da Câmara de Campos, vota no Uniflu
Silvinho Martins, presidente eleito da Câmara de Campos, vota no Uniflu / Foto: Gabriel Torres

"Eu projeto uma eleição muito apertada, vide as pesquisas eleitorais. Com a diferença de 1% a 2%, está muito disputado. Pode dar Lula ou Bolsonaro, mas será apertado e definido no fotocheck, como na corrida de cavalos", falou.

A deputada estadual reeleita Carla Machado (PSD) votou na tarde deste domingo (25), por volta das 16h40, no Ciep da Lapa, em Campos. Após declarar voto em Augusto Cury no 1° turno, a parlamentar da região declarou voto em Lula neste 2° turno.

Deputada Carla Machado
Deputada Carla Machado / Gabriel Torres


"Eu nunca fui de ficar em cima do muro. Estou fazendo a minha escolha e não quero influenciar ninguém. Eu vou com Lula pela inclusão. Querendo ou não, eu vejo que Lula inclui muito mais do que os Bolsonaros. Isso para mim é um ponto muito favorável, mesmo que não com aquele amor que eu tinha, mesmo não sendo do PT, que eu nunca fui orgânica PT. Eu pegava e levantava, sempre levantei a bandeira de Lula aqui. Infelizmente, dessa vez, não com tanto carinho, mas com esperança", disse Carla


ÚLTIMAS NOTÍCIAS