Mendonça libera investigação sobre mensagens entre Moraes e Vorcaro para análise do plenário do STF
- Atualizado em 06/09/2026 16:08
Ministro André Mendonça
Ministro André Mendonça / Divulgação/STF
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou neste domingo (6) para o plenário da Corte a investigação sobre o caso envolvendo a troca de mensagens entre o ministro Alexandre de Moraes e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro.

A partir desse movimento, caberá ao presidente do STF, ministro Edson Fachin, definir os próximos passos do caso, em um momento de tensão dentro da Corte.

Se optar pela análise em plenário, Fachin também deverá decidir se a sessão será aberta ou fechada. A partir daí, os ministros decidirão se autorizam a abertura de uma investigação ou se arquivam as apurações que envolvem Moraes.

No caso, Fachin ainda pode optar por uma reunião reservada, como ocorreu em fevereiro, quando outro relatório da Polícia Federal (PF) apontou troca de mensagens entre o ministro Dias Toffoli e o ex-dono do Banco Master.

Há também a possibilidade de Fachin decidir individualmente pela abertura ou pelo arquivamento do relatório. Essa alternativa, no entanto, é considerada mais remota por pessoas ouvidas pela reportagem.

"A indicação é de que Fachin teria preferência por uma sessão pública, mas que o modelo só deve ser confirmado após uma consulta que vem fazendo aos colegas", informou o G1.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS