Fávio Bolsonaro, Ronaldo Caiado e Romeu Zema
/
Reprodução
Após a oficialização da candidatura de Renan Santos (Missão), outros três nomes passaram a integrar oficialmente a disputa pelo Palácio do Planalto nos últimos dias. As convenções partidárias confirmaram as candidaturas do senador Flávio Bolsonaro (PL), do ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) e do ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), ampliando o quadro de presi-denciáveis para as eleições de outubro.
O primeiro a ser homologado foi Flávio Bolsonaro, durante convenção do Partido Liberal realizada no sábado (25), em São Paulo. Filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o senador disputa pela primeira vez a Presidência da República. Ele ainda não definiu quem ocupará a vaga de vice e afirmou que pretende compor a chapa com uma mulher, embora a decisão dependa das negociações para possíveis alianças partidárias.
Eleito senador em 2018, Flávio também exerceu quatro mandatos como deputado estadual no Rio de Janeiro e disputou a Prefeitura da capital fluminense em 2016. A convenção reuniu familiares e aliados políticos. A ex-esposa de Jair Bolsonaro, Rogéria Bolsonaro, partici-pou do evento, assim como os irmãos Eduardo e Carlos Bolsonaro, por meio de vídeos gravados. Michelle Bolsonaro enviou uma mensagem em vídeo.
No domingo (26), foi a vez do PSD confirmar a candidatura do ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado, durante convenção realizada em São Paulo. Dife-rentemente de outros presidenciáveis, Caiado já chegou ao evento com a chapa completa. O presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, foi oficializado como candidato a vice-presidente, formando uma chapa composta exclusivamente por integrantes da legenda.
Em discurso, Caiado afirmou que sua candidatura representa uma alternativa à polarização política nacional e defendeu um novo modelo de gestão para o país. O ex-governador também destacou os índices de aprovação obtidos ao deixar o governo de Goiás.
Na segunda-feira (27), o Novo oficializou, em Brasília, a candidatura do ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema. Empresário e administrador de empresas, Zema governou o estado entre 2019 e março deste ano, quando renunciou para disputar a Presidência da República após dois mandatos consecutivos.
O partido ainda não definiu o candidato a vice-presidente. Nos últimos dias, Zema revelou que estuda convidar o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, para compor a chapa, mas afirmou que a decisão dependerá de novas conversas.
PT no dia 2 de agosto - Com as convenções já realizadas, os principais partidos avançam na definição das chapas para a disputa presidencial. Ainda está prevista para o próximo dia 2 de agosto a convenção do PT, que deverá oficializar a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição, tendo o vice-presidente Geraldo Alckmin novamente como companheiro.