Rodrigo Bacellar é levado para a sede da PF no Rio
/
Reprodução/TV Globo
A transferência do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União), para um presídio federal foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após as investigações apontarem que ele continuava tendo acesso a telefones celulares enquanto estava preso no Rio de Janeiro. Inicialmente, o destino informado foi a Penitenciária Federal de Brasília. No entanto, há informações divulgadas pela imprensa de que Bacellar teria sido posteriormente transferido para a unidade federal de Mossoró (RN), fato que a Folha da Manhã não conseguiu confirmar.
Relator do inquérito que apura um suposto esquema de financiamento ilegal de campanhas eleitorais com recursos do jogo do bicho, Moraes afirmou que Bacellar recebia tratamento privilegiado no sistema prisional e continuava exercendo influência sobre integrantes do poder público.
A decisão foi tomada no âmbito da 5ª fase da Operação Unha e Carne, deflagrada pela Polícia Federal no início deste mês para aprofundar as investigações sobre a organização criminosa.