Por crise na segurança e mobilidade, secretário poderá ir à Câmara de Conceição de Macabu
A Comissão de Segurança Pública da Câmara de Conceição de Macabu solicitou ida do secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Manolo Navarro, para prestar esclarecimentos sobre as denúncias de crise estrutural e operacional da pasta. O pedido será analisado pelo Plenário da Casa após o recesso parlamentar, que se encerra no dia 4 de agosto.
De acordo com o presidente da comissão, o vereador Felipe Félix, os relatos sobre os fatos relatados foram realizados, principalmente, pelos integrantes da Guarda Civil Municipal, além de moradores do município.
No requerimento, há uma “falta generalizada” de material de trabalho e frota veicular insuficiente, com apenas 3 carros alugados. Outro apontamento é o risco da perda de recursos federais por “inaptidão” da gestão municipal, como também falta de atualização do estatuto da corporação e do fundo municipal de segurança.
Além disso, no documento expedido pela comissão, há graves riscos à integridade dos agentes, indícios de assédio moral, banalização de sanções e desumanização do trabalho noturno. Ainda consta que o município não prove políticas públicas para o trânsito da cidade, como livre circulação de motocicletas sem documentação e com ruído excessivo, condutores sem capacetes e semáforos sem funcionamento.
A Prefeitura de Conceição de Macabu foi procurada para comentar sobre as supostas denúncias, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.