O governador em exercício do Rio, desembargador Ricardo Couto continua movimentando o Diário Oficial do Estado. Nesta sexta-feira (8), voltou a mexer no primeiro escalão. Desta vez, ele promoveu mudanças no Detran-RJ, Rio Previdência e GS1, além de uma nova “limpeza” no Inea. A exoneração do ex-prefeito de Itaperuna, Alfredão, também chamou atenção no início da semana.
No Detran quem assume como presidente é Carlos Eduardo Sarment da Costa, ex-comandante do Bope. Antes, ele era assessor-chefe da autarquia.
Na edição de quarta-feira (6), do Diário Oficial, foi publicada a exoneração de Alfredão, ex-prefeito de Itaperuna e pai do deputado federal Murillo Gouvea. Ele tinha um carfo de chefia do gabinete da Secretaria de Habitação de Interesse Social no governo Cláudio Castro.
Além disso, o governador em exercício, Ricardo Couto, na mesma quarta-feira, promoveu 16 mudanças, sendo as pastas mais afetadas a Secretaria de Saúde e a Rioprevidência.
Na Saúde, Fernanda Moraes Daniel Fialho Rodrigues assumiu como subsecretária, enquanto Leonardo Ferreira de Santana passou a ocupar o cargo de superintendente.
Couto ainda formalizou a saída de gestoras das áreas de Controle Interno, Controladoria e da Chefia de Gabinete do Rioprevidência. Anteriormente, Felipe Derbli de Carvalho Baptista foi nomeado como diretor-presidente do fundo previdenciário fluminense. Nas últimas semanas, as exonerações do desembargador chegaram a mais de 1,6 mil servidores.