Ex-prefeito Arnaldo Vianna é sepultado nesta segunda-feira, em Campos
O ex-prefeito de Campos e médico Arnaldo Vianna foi sepultado na tarde desta segunda-feira (19), no Cemitério do Caju. Após o velório realizado no Teatro Trianon, o corpo seguiu em cortejo pelas ruas da cidade, em caminhão do Corpo de Bombeiros, acompanhado por viaturas da Guarda Municipal. Aos 78 anos, ele estava internado desde o ano passado na Beneficência Portuguesa, ele teve um agravamento no quadro de saúde nos últimos dias.
O cortejo passou pela sede da Prefeitura de Campos, Secretaria Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores e Hospital Ferreira Machado, locais que marcaram a atuação pública de Arnaldo.
O deputado federal e filho do ex-prefeito, Caio Vianna, relembrou momentos vividos ao lado do seu pai desde a infância até a vida adulta.
“Alcançar o que ele fez nunca vai ser o meu objetivo, porque o que ele fez já está marcado na história e no coração de todo mundo. Se eu puder ajudar as pessoas e melhor a vida das pessoas, eu já me dou por satisfeito”, acrescentou Caio.
Ele ainda falou sobre como o pai estaria feliz com “ a última carreata dele com essa grande comitiva vindo para cá”.
Ainda no velório, Edilene Vianna, esposa de Arnaldo, sob forte emoção, lembrou o comprometimento dele com o público.“Ele vai fazer muita falta para todos nós aqui da nossa cidade, principalmente para a nossa população, porque é uma pessoa que atendia, mas com amor, com dedicação, e era isso que as pessoas procuravam nele. Um carisma, um acolhimento, E é isso que Arnaldo dava, ele acolhia as pessoas. E isso vai fazer falta”, destacou.
Wladimir, prefeito de Campos, esteve presente e falou sobre a aproximação das famílias Garotinho e Vianna.
“Eu junto com Caio tivemos a felicidade de reconciliar meu pai (Anthony Garotinho) com Arnaldo Vianna”, exaltou Wladimir.
Pela manhã, Wladimir ainda comentou sobre o desejo de homenagear Arnaldo em alguma obra grande na cidade em breve. “Que ele possa ser lembrado pelo exemplo de humanidade. Eu até costumo dizer com as pessoas que muitos políticos são lembrados por obras importantes. Mas no caso do Dr. Arnaldo é pela relação pessoal que ele tinha com a cidade, com as pessoas, com as famílias", disse.
Veja outros depoimentos sobre o ex-prefeito Arnaldo Vianna
Políticos, autoridades e moradores de Campos e da região participaram da despedida. Populares também estiveram presentes e enalteceram a atuação do “prefeito do coração” à frente do Executivo campista.
História
Arnaldo deixa a esposa Edilene e o filho, o deputado federal Caio Vianna, fruto de seu casamento com Ilsan Vianna. Filho de Amélia de Abreu França Vianna e Arnaldo Rosa Vianna, ele se formou pela Faculdade de Medicina de Campos dos Goytacazes em 1972, na primeira turma do curso de graduação da faculdade, e foi membro da Academia Brasileira de Neurocirurgia. Também foi diretor-clínico no Hospital da Beneficência Portuguesa de Campos entre 1984 e 1989 e diretor-geral do Hospital Ferreira Machado entre 1989 e 1992.
Caminhada política
Na política, foi vereador em Campos na legislatura 1993-1996. Aliado de Anthony Garotinho, foi eleito vice-prefeito do mesmo em 1996. Em março de 1998 assumiu a prefeitura com a renúncia de Garotinho para disputar a eleição ao governo do estado - da qual sairia vitorioso. Foi reeleito prefeito em 2000 com mais de 140 mil votos, sendo o mais votado da história à época. Em 2006 foi eleito deputado federal pelo PDT com mandato até janeiro de 2011. Nas eleições municipais de 2012, a candidatura de Arnaldo Vianna foi indeferida, e todos os 31.491 votos dirigidos a ele foram considerados nulos.