Bacellar exonera Washington Reis da secretaria de Transportes do Estado
Gabriel Torres 03/07/2025 17:48 - Atualizado em 03/07/2025 20:04
Prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis
Prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis / Tomaz Silva - Agência Brasil
O secretário de Transportes do Estado do Rio, Washington Reis (MDB), foi exonerado do cargo nesta quinta-feira (3), pelo governador em exercício e presidente da Alerj Rodrigo Bacellar (União). A demissão, publicada em edição extra do Diário Oficial, acontece após Washington Reis se aproximar publicamente do prefeito do Rio, Eduardo Paes, possível adversário de Bacellar na eleição ao governo do Estado em 2026.
Em junho, quando também esteve governador em exercício, Bacellar rompeu de forma unilateral o cofinanciamento do Estado à saúde de Campos (confira aqui). Como campista, Bacellar erra ao colocar a população de Campos e do Norte Fluminense como alvo direto das consequências da briga com o prefeito Wladimir Garotinho, como destacou o Blog Opiniões (confira aqui) na quarta-feira (2).
A demissão foi assinada por Rodrigo Bacellar, na condição de governador em exercício do Estado. Ele assumiu o cargo com uma viagem de Cláudio Castro ao exterior. Bacellar é o primeiro na linha sucessória desde o mês de maio, quando o vice Thiago Pampolha foi nomeado para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), em uma manobra costurada para dar visibilidade ao presidente da Alerj.
Exoneração de Washington Reis
Exoneração de Washington Reis
Washington, embora ocupasse um cargo no governo estadual, tem sinalizado a aliados que pode se lançar como candidato em uma chapa de oposição — ao lado de Eduardo Paes. Recentemente, ele apareceu ao lado do prefeito em agendas públicas e postagens nas redes sociais.
Na última segunda-feira, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), comandada por Bacellar, aprovou a convocação de Reis para prestar depoimento em comissões da Casa, sobre o aumento das passagens do Metrô no início do ano. A convocação, aprovada por 39 votos, foi questionada pelo irmão do agora ex-secretário, o deputado Rosenverg Reis (MDB), o que gerou um bate-boca entre ele e Bacellar.
Rosenverg Reis reagiu, afirmando que orientará o irmão a não comparecer. A sessão foi marcada por bate-boca: "Vou encaminhar pro secretário Washington Reis não vir, vou encaminhar. E como o senhor, que comanda mesmo o estado, que comanda mesmo o estado, eu acho...", disse Rosenverg, que foi interrompido.
"O senhor está falando dirigido para mim", perguntou Bacellar.
Roserverg confirmou: "Sim, senhor, também".
Bacellar respondeu: "Pode instruir o seu irmão da maneira que lhe couber. Acabou o tempo de você achar que o seu irmão manda no estado do Rio".
No decreto que determina a exoneração de Reis, Bacellar também exonerou Kennedy de Assis Martins do cargo de Presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ).
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS