CPI da Enel chega à reta final e relatório será apresentado nesta quarta
Gabriel Torres - Atualizado em 21/06/2025 08:08
Vereador Nildo Cardoso, presidente da CPI
Vereador Nildo Cardoso, presidente da CPI / Foto: Rodrigo Silveira


Depois de quase três meses de atuação, a CPI da Enel instalada na Câmara de Campos está perto de concluir os trabalhos. Nesta terça-feira (24), a comissão vai realizar o “Dia D da Enel”, das 9h às 15h, no foyer do Legislativo, para receber queixas de práticas abusivas da concessionária. O relatório final deve ser apresentado no dia 25.
Segundo o presidente da CPI, vereador Nildo Cardoso (PL), os trabalhos estão perto da conclusão e o relatório com os depoimentos, queixas e demais informações vem sendo construído aos poucos e será apresentado ao diretor da Enel na Câmara na quarta-feira, dia 25 de abril.
Sobre o “Dia D da Enel”, Nildo Cardoso explicou que serão ouvidas entidades que sofreram algum tipo de prejuízo em razão dos serviços prestados pela empresa, como associações, entidades de classe, síndicos de condomínios, Sindicato dos Ceramistas e representantes da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).
A vereadora Thamires Rangel (PMB), integrante da CPI, destacou que a comissão está dando atenção a moradores de bairros mais afastados do Centro e à questão da segurança. “Especial atenção está sendo dada às localidades historicamente esquecidas e à questão da segurança, principalmente após os dois trágicos óbitos registrados recentemente em Guarus. Continuaremos buscando mais e mais entendimento sobre o assunto”, afirmou.
Na quinta-feira (19), membros da CPI sobrevoaram a região do Shopping Estrada e do Partage para identificar condomínios que tem sofrido com problemas de energia.
A CPI foi instalada em 25 de março com objetivo de investigar possíveis irregularidades nos serviços prestados pela concessionária de energia elétrica Enel no município. A iniciativa foi motivada por constantes queixas sobre o fornecimento de energia feito pela empresa, como apagões, picos de energia e demora no restabelecimento do serviço. Reclamações e processos foram levantados junto ao Procon Campos e ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
Em maio, também passou a ser investigada pela CPI a tragédia que vitimou dois homens no bairro Jardim Boa Vista, em Guarus. Rodrigo da Silva Rodrigues, de 25 anos, e Carlos Eduardo Muniz Ribeiro, de 36, morreram eletrocutados após serem atingidos por fios de alta tensão.
Para apurar as responsabilidades da empresa no caso, foram ouvidos policiais militares, o perito da Polícia Civil, o vigia de uma creche próxima ao local, familiares das vítimas e a equipe técnica de segurança que esteve onde os homens morreram. Além do representante da Enel em Campos, ouvido no dia 10 de maio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS