Como a Folha adiantou, Pampolha vai ao TCE
Gabriel Torres 21/05/2025 18:19 - Atualizado em 22/05/2025 16:52
Thiago Pampolha
Thiago Pampolha / Divulgação


A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (21), a indicação do vice-governador Thiago Pampolha (MDB) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Após a votação, ele tomou posse no TCE. Como adiantado pela Folha (confira aqui), a indicação torna o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, o primeiro na linha sucessória de Cláudio Castro, podendo concorrer a governador em 2026 no cargo.
Além da nomeação a conselheiro do Tribunal de Contas do RJ, cuja vaga foi aberta em 19 de maio, Pampolha receberá também a Cedae, para indicar quem quiser, conforme noticiado pelo blog Opiniões, do jornalista Aluysio Abreu Barbosa, em 9 de maio.
Em 8 de maio, Pampolha esteve em São Paulo, onde se reuniu com a cúpula nacional do MDB: o deputado federal Baleia Rossi, presidente do partido; o ex-presidente Michel Temer e Helder Barbalho, governador do Pará. Além de transmitir aos caciques da sua legenda que comporá com Castro e Bacellar, Pampolha quer o MDB nacional como fiador do acordo.
A indicação de Thiago Pampolha foi enviada por Cláudio Castro à Alerj na segunda-feira (19) e aprovada pelas comissões de Normas Internas e Proposições Externas e Constituição e Justiça (CCJ) na terça-feira (20). Ele ocupará a vaga deixada por José Maurício Nolasco, que se aposentou compulsoriamente aos completar 75 anos.
Para assumir no Tribunal de Contas, Pampolha renunciou ao cargo no governo, abrindo caminho para que Rodrigo Bacellar seja o primeiro na linha sucessória de Castro. O governador é cotado para disputar o Senado em 2026 e precisa renunciar até abril. Desta forma, Bacellar, que é pré-candidato ao governo do Estado, pode concorrer ocupando o cargo.
Thiago Pampolha tem 38 anos de idade e foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010, sendo reeleito por outros dois mandatos. No Executivo, atuou como secretário de Estado de Esporte Lazer e Juventude e do Ambiente e Sustentabilidade, além de ter assumido o cargo de vice-governador em janeiro de 2023.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS