Vereadores estreantes elegem prioridades em retorno das sessões na Câmara Municipal
Gabriel Torres - Atualizado em 12/02/2025 08:39
Dudu Azevedo, Thamires Rangel e Ciro Rocha
Dudu Azevedo, Thamires Rangel e Ciro Rocha


O dito popular de que o ano só começa depois do carnaval não vale para os vereadores de Campos. A Câmara Municipal tem o retorno das sessões ordinárias previsto para a próxima terça-feira (18) e os parlamentares estão se movimentando, nomeando prioridades e preparando a apresentação de projetos de lei. A equipe de reportagem ouviu vereadores estreantes para saber qual o foco de seus mandatos neste início de ano no Legislativo.

Os vereadores de primeiro mandato Dudu Azevedo (Republicanos), Thamires Rangel (PMB) e Ciro Rocha (Solidariedade) falaram de suas prioridades no início dos trabalhos legislativos. Entre as pautas, estão a modernização da legislação municipal, a criação de um calendário oficial de eventos, qualificação e emprego, fomento ao empreendedorismo feminismo e adaptação de sinais sonoros nas escolas a fim de evitar transtornos aos alunos autistas e com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Dudu Azevedo revelou que um dos focos de seu trabalho será na modernização e organização da legislação municipal."Um trabalho técnico que visa organizar e atualizar a legislação vigente, tornando-a mais clara e acessível. Esse projeto será debatido amplamente com entidades representativas para garantir que a modernização seja feita de forma transparente e eficiente", disse o parlamentar, que vai apresentar projeto visando a consolidação das leis municipais.

Outro projeto que será apresentado por Dudu trata da criação de um calendário oficial de eventos tradicionais da cidade, que pretende reunir todas as festividades culturais, religiosas, esportivas e turísticas do município."A proposta é organizar esse calendário de forma estratégica, permitindo um planejamento mais eficiente para o setor público e privado, incentivando a economia criativa e promovendo o turismo local", afirmou.

A vereadora Thamires Rangel começa seu mandato com atenção especial à questão das oportunidades de qualificação e emprego para os jovens, do cumprimento dos direitos das mulheres, e da questão dos animais. Mas sem deixar de olhar para outros temas."Mas reafirmo que nosso gabinete está de olho nas demandas problemáticas que a população enfrenta, como transporte, saúde, educação e tantos outros", contou Thamires.

Thamires têm dois projetos de lei protocolados, justamente os primeiros apresentados no Legislativo neste ano. O primeiro trata da implementação da política de fomento ao empreendedorismo feminismo em Campos."Esse projeto será um estímulo à capacitação e formação de mulheres para torná-las empreendedoras, tendo interação entre entes públicos e setor empresarial. Ainda com fomento ao crédito para micro e pequenas empreendedoras, e cursos de gestão financeira e apoio do FUNDECAM", disse.

A outra proposta de Thamires dispõe sobre a substituição dos sinais sonoros nos estabelecimentos de ensino público e privado em Campos."Essa medida busca evitar incômodos sensoriais ou risco de pânico aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)", explicou a parlamentar.

O vereador Ciro Rocha informou que têm como pautas principais ações voltadas para a saúde mental e viabilização de clínicas para internação compulsória de dependentes químicos no município de Campos.

A equipe de reportagem entrou em contato com os vereadores Paulo Cothé (MDB) e Néa Terra (PP), mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS