O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado (3) que o país passará a “administrar” a Venezuela de forma interina. Segundo ele, empresas petrolíferas norte-americanas entrarão em operação em território venezuelano, e o objetivo é ampliar o que chamou de “domínio americano no Hemisfério Ocidental”.
Após meses de especulações e de movimentações navais próximas à costa da Venezuela, forças dos Estados Unidos realizaram ataques a diversos pontos de Caracas neste sábado e capturaram o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, junto com sua esposa. O casal foi levado para Nova York a bordo de um navio de guerra norte-americano.
Trump afirmou ainda que os Estados Unidos assumirão temporariamente o governo da Venezuela por meio de um “grupo” que está em fase de definição, até que ocorra uma transição de poder. O presidente norte-americano não detalhou como nem quando esse processo será conduzido, limitando-se a dizer que divulgará em breve os nomes dos integrantes desse grupo.
"Nós vamos administrar o país até o momento em que pudermos, temos certeza de que haverá uma transição adequada, justa e legal. Queremos liberdade e justiça para o grande povo da Venezuela", declarou Trump em pronunciamento para detalhar a operação de captura de Maduro.