Consuni da UENF debate batizar bandejão com nome de Cícero Guedes nesta sexta
12/12/2023 | 04h19
Líder do MST foi um grande aliado da luta dos estudantes pela conquista do Restaurante Universitário
Cesar Ferreira
Nesta sexta-feira (15), o Conselho Universitário da UENF apreciará uma solicitação feita pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UENF e outras entidades de representação da Universidade, para batizar seu Restaurante Universitário com o nome de Cícero Guedes. O ofício foi apresentado pelo DCE no início deste ano durante a visita da deputada estadual Marina do MST para um evento na Universidade. Brutalmente assassinado por pistoleiros, em 2012, nos arredores da Usina Cambahyba, Cícero foi um grande aliado da luta dos estudantes pela conquista do Restaurante Universitário, ajudando a liderar diversas manifestações.
De acordo com as investigações, Cícero foi vítima de uma emboscada. O julgamento do caso foi marcado pela impunidade que perpetua a violência no campo, isso porque o principal suspeito de ser o mandante do crime foi inocentado sem e o caso encerrado. 
Além de uma grande liderança na luta pela reforma agrária, Cícero Guedes era considerado uma referência em conhecimento agroecológico, por conta das técnicas agrícolas sustentáveis que utilizava em seu lote no Assentamento Zumbi dos Palmares.
O Conselho Universitário reúne representações estudantis, técnicas e docentes da UENF.
Deputada estadual Marina recebendo ofício de estudantes e lideranças locais
Deputada estadual Marina recebendo ofício de estudantes e lideranças locais
Comentar
Compartilhe
Reforma agrária: ministro diz que terras da Usina Cambahyba, em Campos, são prioridade
08/05/2023 | 11h37
Em visita ao Rio, Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, promete novo programa de reforma agrária ainda este mês
O Ministro Paulo Teixeira (PT) visitou na última sexta-feira o INCRA do Rio de Janeiro e destacou a reconstrução das políticas públicas de agricultura familiar, além da retomada do programa de reforma agrária no país. Entre as prioridades apresentadas, estão finalizar a desapropriação das terras da antiga Usina Cambahyba, em Campos dos Goytacazes/RJ, ocupadas desde 2021 por cerca de 300 famílias do MST, e Nova Esperança do Até, em Itaperuna/RJ.
"Muitas dessas áreas estão há décadas em processo de desapropriação e agora vamos para a parte final.", anunciou o ministro que, durante a visita, também participou da cerimônia de posse do novo coordenador do escritório do MDA no Rio de Janeiro, o professor e geógrafo Victor Tinoco (foto abaixo). 
Foto: INCRA RJ
Em Campos, o acampamento em Cambaíba leva o nome de Cícero Guedes, líder do MST brutalmente assassinado durante um dos períodos de ocupação do território que recebeu, no dia 31/05/2021, a notícia que a Justiça Federal autorizou a desapropriação das terras, destinando a área ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para assentar as famílias agricultoras.
A notícia é um grande alívio para as famílias que participam da ocupação. Elas são oriundas de diversos territórios carentes da região, de processos de lutas atuais e anteriores, como os agricultores de São João da Barra despejados no Porto do Açu, trabalhadores do corte de cana de Floresta (São Francisco de Itabapoana), Ocupação Novo Horizonte em Guarus, trabalhadores do bairro da Codin e do antigo acampamento Luís Maranhão.
Boletim MST Rio de Janeiro
Programas

O ministro também destacou o fortalecimento de quatro programas que atendem ao público do Incra: o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Programa de Compras Públicas da Agricultura Familiar e o Programa de Biodiesel.

“Queremos fazer a transição para uma agricultura de baixo carbono, vamos estimular a agricultura orgânica e a construção de pequenas fábricas de bioinsumos”, salientou. Para ele, é essencial a participação e o estímulo dos jovens nesse processo. Já como forma de valorização das mulheres do campo, Paulo Teixeira destacou o recente edital, de aproximadamente R$ 50 milhões, em serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) voltado às mulheres.
Também estiveram presentes a deputada estadual Marina do MST, a superintendente do Incra/RJ, Maria Lúcia de Pontes, o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Rio de Janeiro, Gustavo Areal; o diretor de Gestão Estratégica do Incra, Gustavo Souto de Noronha; o procurador da República, Julio José Araujo Junior; o consultor jurídico do MDA, Carlos Henrique Gondim; e o diretor da Fundação Perseu Abramo, Jorge Bittar.
Boletim MST RJ
Comentar
Compartilhe
Deputada Marina do MST em Campos nesta quinta para debater combate à fome no Brasil
03/05/2023 | 10h27
Deputada estadual visita UFF e UENF nesta quinta-feira durante abertura da Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA)
A quinta-feira será movimentada em Campos para quem quiser acompanhar a agenda da deputada estadual Marina do MST, recentemente eleita com mais de 46 mil votos pelo PT-RJ. Marina é Assistente Social pela UFRJ, mestra em Desenvolvimento Territorial pela UNESP, organiza há mais de 25 anos o MST pelo Brasil e estará em Campos para uma série de compromissos.
Na UENF, Marina é convidada do Diretório Central dos Estudantes da UENF para debater o papel das Universidades na pesquisa e formulação de políticas para o combate à fome no Brasil. A mesa contará com a participação dos professores Fábio Coelho e Mauro Campos, pesquisadores da UENF nas áreas de agroecologia e segurança alimentar, respectivamente. O evento, que acontece a partir das 17h00 no Centro de Convenções da UENF, debaterá ainda a importância das bandeiras  da reforma agrária popular, da defesa da natureza e dos alimentos saudáveis estarem conectadas ao dia a dia das universidades brasileiras.
Reprodução ALERJ
O evento ainda contará com a presença da Feira Agroecológica Solidária (FAS-Campos), onde haverá venda e exposição de produtos da reforma agrária, de pequenos produtores familiares, quilombolas e ribeirinhos da região.
Após, a partir das 18h30, Marina segue para a UFF, onde participará da mesa de abertura da Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA).
Em ambos os eventos a entrada é franca!
 
Divulgação
 

Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Gilberto Gomes

[email protected]