Abandono de terrenos e imóveis é alvo de reclamações e mais de 1.120 proprietários são notificados
O abandono de terrenos e imóveis é um problema recorrente em Campos. Segundo a Prefeitura, foram emitidas 1.126 notificações a proprietários no município somente em 2026. Moradores relatam que, além de afetar a conservação dos espaços, o problema também pode representar riscos à saúde e à segurança de quem vive nas proximidades.
O abandono de terrenos e imóveis é um problema recorrente em Campos. Segundo a Prefeitura, foram emitidas 1.126 notificações a proprietários no município somente em 2026. Moradores relatam que, além de afetar a conservação dos espaços, o problema também pode representar riscos à saúde e à segurança de quem vive nas proximidades.
De acordo com a secretaria municipal de Segurança e Ordem Pública, 571 notificações aguardam o cumprimento do prazo legal, 420 boletins foram encaminhados para publicação em edital e 135 foram arquivados após a limpeza dos locais.
Alguns dos problemas envolvendo os terrenos abandonados é que atraem animais e são usados como depósito de lixo. É o que relata a professora Maria Antônia Inácio, moradora do Parque Rosário.
“O ideal é que esses terrenos sejam vendidos, construídos ou utilizados para estacionamento, para que as pessoas não comecem a colocar entulho, que acaba chamando animais. Outra situação que pode acontecer é entrar morador de rua”, contou Maria.
Outra preocupação relacionada ao assunto é com a ocupação dos imóveis por moradores em situação de rua. Sara Rangel, funcionária de uma loja na Rua Visconde de Itaboraí, falou sobre a sensação de risco com os espaços abandonados. “É um risco passar perto de um terreno abandonado desse e sair alguém sem a gente se preparar”, disse.
Segundo a pasta de Segurança e Ordem Pública, a fiscalização busca combater o acúmulo de lixo, o mato alto, a proliferação de animais peçonhentos e outros riscos à saúde e à segurança da população. Os proprietários também são orientados sobre suas responsabilidades e as medidas necessárias para regularizar os imóveis. O secretário da pasta, Maxwell de Araújo, explicou a emissão das notificações.
“Quando é emitido esse tipo de notificação, os proprietários do imóvel ou veículo têm até sete dias para nos procurar, para a gente informar toda a situação em que se encontra o bem”, disse o secretário.