Rodrigo Oliveira (de cinza) foi recebido por autoridades de saúde municipais
/
Foto: Matheus Mesquita
O diretor do Ministério da Saúde, Rodrigo Oliveira, esteve em Campos na tarde deste sábado (29) e visitou a Carreta de Exames de Imagem, que está instalada próximo ao Teatro Trianon, na Rua Marechal Floriano, no Centro de Campos. A estrutura é disponibilizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o município e oferece exames de tomografia computadorizada e ultrassonografia, com capacidade para realizar mais de 100 atendimentos por dia.
Durante a visita, o diretor da secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério destacou a importância da iniciativa para ampliar o acesso da população aos serviços especializados de saúde. Segundo ele, a realização dos atendimentos também aos sábados contribui para alcançar trabalhadores que têm dificuldades de se deslocar ou buscar atendimento durante os dias úteis.
“É muito importante a gente ampliar o acesso utilizando todas as estratégias”, afirmou o diretor. Rodrigo também ressaltou a possibilidade de novas parcerias entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Campos para ampliar a oferta de cirurgias eletivas e exames.
Mais cedo, ainda neste sábado, o diretor esteve em Macaé, dando sequência à agenda técnica na região Norte Fluminense. Em Campos, a programação teve como principal compromisso o acompanhamento dos serviços oferecidos pela carreta.
Para Rodrigo, a presença do Ministério da Saúde no município é estratégica devido à importância de Campos como polo regional. Ele destacou que a cidade concentra serviços de saúde de diferentes níveis de atenção e atende não apenas os moradores do município, mas também pacientes de outras cidades da região.
“Campos é a principal parte da saúde, da cultura e da economia de toda a região Norte Fluminense. Isso, por si só, já é um elemento para o Ministério da Saúde acompanhar muito de perto o conjunto de tudo que acontece aqui”, afirmou.
Durante a visita, também foi anunciada a expectativa pela chegada de uma nova carreta ao município. De acordo com Rodrigo, o Ministério trabalha para definir, nas próximas semanas, a data para que a Carreta da Saúde da Mulher esteja em Campos ainda neste ano.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, destacou que a iniciativa deverá contribuir para reduzir a demanda reprimida por exames relacionados à saúde da mulher, especialmente procedimentos voltados à investigação e prevenção do câncer de mama.
Segundo Hirano, a expectativa é que sejam ofertados exames como mamografias e ultrassonografias, ampliando a capacidade de atendimento da rede municipal.
“A vinda da Carreta da Saúde da Mulher vem para diminuir essa fila que existe em relação a procedimentos relacionados à mama”, explicou.
Campos como polo regional
Hirano também ressaltou a importância da aproximação com o Ministério da Saúde para o município. Segundo ele, Campos possui uma estrutura que contempla diferentes níveis de atenção, desde a atenção primária até serviços especializados e de alta complexidade.
O secretário explicou ainda que não é possível estimar, neste momento, um percentual exato de redução da demanda provocada pela chegada da carreta, já que o resultado também depende da adesão da população aos atendimentos agendados.
Hirano fez um apelo para que os pacientes que tenham exames marcados compareçam aos atendimentos. Segundo ele, o absenteísmo — quando o paciente agenda o procedimento, mas não comparece — ainda é um problema tanto nos serviços convencionais quanto nas ações realizadas pelas carretas.
“É importante que aproveite esse momento. Quem for cadastrado para comparecer e realizar o exame, não deixe de fazê-lo, porque é uma grande oportunidade”, afirmou.
Para o secretário, a presença de representantes do Ministério da Saúde em Campos também fortalece a relação institucional e pode contribuir para a ampliação de investimentos na saúde municipal.
Hirano destacou que, apesar de Campos contar com uma ampla estrutura de atendimento, parte significativa dos custos é financiada pelo próprio município. Por isso, segundo ele, a participação de recursos federais e estaduais é fundamental para garantir a manutenção e a ampliação dos serviços.