Divulgação
São João da Barra, no Norte Fluminense, ganhou destaque após imagens feitas pelo droneiro Jorge Toledo registrarem diferentes espécies de aves em meio às paisagens naturais do município. Os registros mostram cenas de garças-mouras e colhereiros na Lagoa do Salgado e na Praia do Açu.
Segundo o Metrópoles, as imagens de Toledo revelam a riqueza da biodiversidade presente no litoral de São João da Barra. Entre os registros está o de uma garça-moura em seu habitat natural na Lagoa do Salgado.
Conhecida cientificamente como Ardea cocoi, a garça-moura é considerada a maior espécie de garça do Brasil. A ave é encontrada em lagoas, rios, brejos e outras áreas úmidas, onde costuma se alimentar de peixes e pequenos animais aquáticos.
Toledo também registrou um grupo de colhereiros voando em sincronia. Com plumagem em tons de rosa e o característico bico achatado, semelhante ao formato de uma colher, as aves chamaram atenção pela beleza durante o voo.
Outro registro foi feito na Praia do Açu, onde o fotógrafo capturou os colhereiros sobrevoando a paisagem litorânea. A cena evidencia a diversidade de aves encontrada na região e transforma o voo dos animais em um espetáculo natural.
Além da beleza das imagens, os registros destacam a importância das áreas naturais de São João da Barra para a preservação da fauna. A região possui ambientes que servem de abrigo e fonte de alimento para diversas espécies de aves, reforçando a necessidade de conservação dos ecossistemas do Norte Fluminense.
O droneiro Jorge Toledo falou sobre a repercussão das imagens registradas na Lagoa do Salgado, em São João da Barra, e destacou a importância de mostrar as belezas naturais do Açu e da região para um público cada vez maior. Segundo ele, o alcance do trabalho nas redes sociais foi uma surpresa positiva e motivo de gratidão:
“Fiquei muito feliz com a repercussão das imagens. Foi uma surpresa muito boa ver o trabalho ganhando esse alcance nas redes, principalmente por se tratar de um lugar tão especial para mim e para a região. Eu faço esses registros justamente com o intuito de mostrar as belezas do Açu e da nossa região para mais pessoas. Saber que as imagens chamaram a atenção e estão chegando a tanta gente é muito gratificante.”