Bancários realizam manifestação em Campos e alertam para possibilidade de greve
- Atualizado em 30/07/2026 11:56
O Sindicato dos Bancários de Campos e Região realizou, na manhã desta quinta-feira (30), uma manifestação dentro de mais uma atividade da Campanha Nacional dos Bancários 2026. Desta vez, o ato ocorreu na agência do Banco do Brasil, localizada na Praça São Salvador, região central da cidade.

Também nesta quinta acontece, em São Paulo, a quinta rodada de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos, em que será abordado o tema das cláusulas econômicas.

Entre as reivindicações estão o reajuste no salário e nas demais verbas acima da inflação e o fortalecimento da mesa única de negociações que, há 20 anos, garante aos bancários e bancárias de todo o país, sejam de bancos públicos ou privados, os mesmos direitos.

Na quarta rodada de negociações, realizada no dia 21 de julho, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ameaçou retirar cláusulas de saúde e se recusou a discutir os altos índices de adoecimento na categoria bancária, sugerindo, inclusive, a separação da mesa entre bancos públicos e privados, o que foi prontamente rejeitado pelo Comando Nacional.

A Fenaban também se recusou a assinar, desde a primeira mesa de negociações, um documento de ultratividade, que garantiria o conjunto de cláusulas conquistado ao longo dos anos.
O presidente do Sindicato dos Bancários, Rafanele Alves Pereira ressaltou que, sem o acordo de ultratividade e sem o acordo fechado, a partir de 1º de setembro a categoria pode perder todos as conquistas adquiridas até aqui. “Se até o dia 1º de setembro não houver acordo, a população pode se preparar pois a categoria bancária vai entrar em greve”, disse.

Nesta quinta-feira (30), o Comando Nacional irá defender essas pautas no encontro com os representantes dos bancos.
Com informações da Assessoria do Sindicato dos Bancários de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS