Navio tem perda total declarada após encalhe na Praia Campista, em Macaé
Gabriel Torres 27/07/2026 15:14 - Atualizado em 27/07/2026 15:15
A embarcação está encalhada no local desde 15 de maio
A embarcação está encalhada no local desde 15 de maio / Foto: Divulgação



A embarcação Skandi Amazonas, que está encalhada desde 15 de maio na Praia Campista, em Macaé, teve a perda total construtiva declarada pela empresa norueguesa DOF. A decisão foi tomada após uma avaliação técnica concluir que o custo de reconstrução da embarcação ultrapassa o valor segurado pela apólice de casco e máquinas. Segundo a DOF, a declaração não altera o plano de remoção da embarcação do local, que começou a ser executado no último dia 13 de julho e está nas etapas finais.
De acordo com a DOF, a avaliação considerou os danos sofridos de forma abrangente. Como efeito da declaração de perda total construtiva, a empresa receberá uma indenização prevista na apólice de seguro no valor de US$ 115 milhões.
Embarcação Skandi Amazonas na Praia Campista
Embarcação Skandi Amazonas na Praia Campista / Foto: Reprodução
"A declaração da embarcação como perda total construtiva é uma decisão de natureza exclusivamente securitária e financeira, não altera em absoluto a execução do Plano Executivo de Salvatagem e nem impacta a continuidade das atividades para a reflutuação e remoção da embarcação sob cobertura em sequência do seguro de Proteção e Indenização (P & I)", comunicou a DOF.
A empresa também informou que o Plano Executivo de Salvatagem para retirada da embarcação da Praia Campista está sendo executado com sucesso e encontra-se nas etapas finais, apesar de ser uma operação que depende de condições meteorológicas.
O encalhe da Skandi Amazonas aconteceu no dia 15 de maio, quando a embarcação bateu em um banco de rochas, o que provocou o rompimento do casco e a entrada de água em parte da unidade. Para evitar o naufrágio, foi realizada uma manobra intencional de encalhe como medida de segurança para evitar um agravamento da ocorrência. A embarcação presta serviço de ancoragem à Petrobrás, mas pertence à DOF.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS