Saúde do Estado do RJ convoca população a atualizar caderneta de vacinação das crianças
26/05/2026 13:45 - Atualizado em 26/05/2026 13:46
Vacinação infantil
Vacinação infantil / Foto: Divulgação SES-RJ
A cobertura vacinal no estado do Rio de Janeiro tem preocupado gestores públicos e reforça a necessidade de pais e responsáveis levarem seus filhos para se imunizar. Nos primeiros cinco meses de 2026, vacinas como a BCG, Tríplice Viral e a pentavalente estão abaixo do número consolidado nos últimos anos. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) está convocando a população a buscar os imunizantes que estão disponíveis gratuitamente nas unidades de Atenção Básica.
Um exemplo é a BCG, vacina que protege contra formas graves de tuberculose, especialmente a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar, está em 79,8%, índice abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. O imunizante deveria ser administrado logo após o nascimento. A situação da vacina contra Hepatite B, aplicada antes do primeiro mês de vida, é semelhante. A cobertura de 78,7% está abaixo da meta de 95%.

“Esses indicadores refletem um desafio que temos enfrentado recentemente no estado, o de reforçar o papel dos imunizantes. As vacinas são seguras, gratuitas e acessíveis. Nosso trabalho tem sido para que as pessoas garantam a imunização dos seus filhos no tempo certo. O calendário do Programa Nacional de Imunizações prevê a vacinação no momento do nascimento, bem como retornos durante a infância e adolescência. É necessário manter a caderneta atualizada para que doenças eliminadas não voltem a nos preocupar”, explica a subsecretária de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Silvia Carvalho.
Vacinação infantil
Vacinação infantil / Foto: Divulgação SES-RJ


Diante desse cenário, a Secretaria de Estado de Saúde tem intensificado as ações de imunização. Na semana passada, técnicos da pasta participaram de um evento realizado pelo Ministério da Saúde para discutir e aplicar estratégias voltadas à melhoria das coberturas vacinais no Rio de Janeiro. Cinco municípios prioritários participaram: Campos dos Goytacazes, Magé, Cabo Frio, Nova Friburgo e São João de Meriti. O evento debateu também os fluxos para registro das doses, o que permite acompanhar os cenários em cada localidade.

Dentre as ações conjuntas está a realização de buscas ativas para checagem da caderneta vacinal, bem como a reorganização dos serviços de atenção básica, para ampliar o acesso aos imunizantes. A realidade de cada território está sendo avaliada para compreender os desafios e elaborar estratégias que vão além das unidades de saúde.
Fonte: Ascom SES-RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS