Forte chuva destrói muro de abrigo e animais fogem em Campos
Rafael Khenaifes 09/02/2026 10:16 - Atualizado em 09/02/2026 11:57
Abrigo de animais sofre prejuízos em Campos
Abrigo de animais sofre prejuízos em Campos / Reprodução
Um forte temporal atingiu o município de Campos na noite desse domingo (8), causando danos e prejuízo ao abrigo Bela Cachorrada da Lenita. O vendaval e as chuvas intensas provocaram a queda de parte do muro frontal e danos no telhado das instalações, resultando na fuga de animais e colocando em risco os mais de 200 cães sob os cuidados da protetora do local. Já o rio Paraíba amanheceu com o nível elevado nesta segunda-feira (9) e a chuva ainda causou outros estragos na planície goitacá.
Vídeo:

O desabamento ocorreu na área voltada para o asfalto, o que permitiu que alguns cães deixassem o recinto imediatamente. Em vídeos publicados nas redes sociais, Lenita apareceu visivelmente abalada enquanto tentava conter os animais e identificar novos buracos na estrutura.
“Infelizmente, aconteceu uma meia tragédia. O muro caiu na frente do asfalto e eu preciso muito de ajuda, estou nervosa. Se eles passarem pelo buraco, saem na rua. Alguns já fugiram”, relatou a cuidadora Lenita Arenari durante a tempestade.


Nesta segunda-feira (9), Lenita atualizou o estado do abrigo. Apesar de já ter iniciado a limpeza dos escombros com o auxílio de um pedreiro e algumas doações iniciais, a situação permanece crítica. O foco agora é reconstruir o muro e reparar o telhado de um dos canis, que foi severamente danificado.

A cuidadora, que já trabalhava em obras graduais para retirar cães das ruas, viu o cronograma ser interrompido pelo incidente. “A gente faz o que pode, mas sozinha é muito difícil. Qualquer ajuda faz diferença”, desabafou.

Como ajudar
O abrigo Bela Cachorrada da Lenita depende de doações para a compra de materiais de construção e manutenção dos animais. Interessados em ajudar podem entrar em contato diretamente com a protetora através das redes sociais do projeto, @belacachorradalenita, ou através do pix (22) 999819751.
Outros estragos
Árvore tomba no Parque Tamandaré
Árvore tomba no Parque Tamandaré / Folha da Manhã
Uma árvore caiu durante a forte chuva que atingiu Campos. O registro foi feito feito próximo de um colégio particular e um bar, localizados no Parque Tamandaré. Parte da árvore atingiu a fiação de um poste. Não há relatos de feridos. 
Segundo a Defesa Civil do município, nas últimas 24 horas o órgão recebeu algumas ocorrências como alagamentos e queda de árvores. As ocorrências foram registradas em Santo Eduardo, Novo Jockey, Jockey, Codin, Centro, dentre outros bairros.
"Choveu com muita intensidade, a Defesa Civil segue atendendo às solicitações dos moradores e amenizando os impactos. Do dia 2 de fevereiro até esta manhã,9, devido às chuvas dos últimos dias, a Defesa Civil já contabilizou 34 quedas de árvores, 19 pontos de alagamento e duas vistorias de emergência. Para mais atendimentos é possível mandar mensagem para o contato da Defesa Civil (22) 98175-2512", disse parte da nota.
O monitoramento pluviométrico realizado pela Defesa Civil no domingo (8) registrou acumulados significativos de chuva em diversos pontos de Campos, com maior concentração nas regiões da Baixada Campista e áreas próximas às lagoas. O maior volume foi registrado em Lagoa Feia, com 76,8 milímetros de chuva em 24 horas, índice classificado como acima de 50 mm/dia. Também chamaram atenção os acumulados em Lagoa de Cima, que registrou 49,8 mm, e em Dores de Macabu, com 43,6 mm, ambos considerados elevados.
"Outras localidades apresentaram volumes moderados, como Arraial (29,8 mm), Ponte Barcelos Martins (26,4 mm), Jardim Carioca (24,6 mm), Farol de São Thomé (24,0 mm), Serrinha (21,2 mm), Parque Cidade Luz (21,0 mm) e Morro do Coco (20,6 mm). Em Lagoa do Campelo, o índice foi de 19,4 mm. A estação de Baixa Grande não apresentou dados no período. De acordo com a Defesa Civil, o acompanhamento é contínuo e tem como objetivo antecipar riscos, orientar ações preventivas e garantir resposta rápida em caso de ocorrências relacionadas a alagamentos, transbordamentos ou deslizamentos. A população pode acionar a Defesa Civil em situações de emergência e deve ficar atenta aos comunicados oficiais, especialmente durante os períodos de instabilidade climática", finaliza a nota.
Sobre a situação do aumento do nível do Rio Paraíba, a Prefeitura não retornou até o momento. Na manhã desta segunda-feira, o Cais da Lapa amanheceu com um acúmulo de água. 
Cais da Lapa cheio d'água
Cais da Lapa cheio d'água / Foto: Rafael Khenaifes
Previsão do tempo para Campos
Nesta segunda-feira poderá ter sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva no fim da manhã e à tarde. À noite poderá ter temporal na planície goitacá, com mínima de 24° e máxima de 29°.
Nesta terça-feira, a previsão é de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à noite. A mínima de 24° e máxima de 31°.
Na quarta-feira, a possibilidade é de sol com algumas nuvens, com chuvas rápidas durante o dia e à noite. A mínima de 24° e máxima de 29°.
Já na quinta-feira, a possibilidade é de muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. A mínima também de 24° e máxima de 30° e a sexta-feira poderá também ser de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado, com mínima de 24° e máxima de 30°.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS