Campos e Macaé lideram ranking de colisões com postes em 2025
22/01/2026 12:30 - Atualizado em 22/01/2026 12:54
Carro colide em poste na Avenida 28 de Março, em Campos
Carro colide em poste na Avenida 28 de Março, em Campos / Reprodução
No ano de 2025, as cidades de Maricá, Campos e Macaé lideraram o ranking de colisões de veículos com postes da rede elétrica na área de concessão da Enel Rio, com Maricá apresentando aumento de 100% em relação a 2024. A concessionária registrou 445 colisões deste tipo de incidente, uma média de mais de uma batida por dia. O volume de ocorrências foi semelhante ao contabilizado em 2024, causando prejuízos e interrompendo o fornecimento de energia aos clientes da empresa. Cerca de 160 mil clientes da concessionária ficaram sem energia por causa das colisões ao longo de 2025.
As cidades de Maricá, Macaé e Cantagalo apresentaram aumento expressivo no número de colisões com postes, em comparação a 2024. Em Maricá, na Região Metropolitana do Rio, o crescimento no número de batidas foi de 100%. Já na cidade de Cantagalo, no Centro-Norte do estado, o aumento foi de 75%. Em Macaé, no Norte Fluminense, o incremento foi de 71,4%. 

Para Fábio Damasceno, gerente do Centro de Operação do Sistema (COS) da Enel Rio, a falta de conscientização dos motoristas sobre os riscos e prejuízos das colisões em postes é um desafio para a sociedade e para as distribuidoras de energia, que são diretamente impactadas por este tipo de ocorrência.


“A colisão em um poste, com dano ou queda do equipamento, não é só um perigo para motoristas e pedestres. Todo o entorno da ocorrência sente os prejuízos, por causa dos transtornos no trânsito e da falta de luz. Uma única colisão pode afetar uma rua inteira e até mesmo um bairro, deixando milhares de clientes sem energia”, afirma Fábio Damasceno.

Damasceno ainda alerta para as dificuldades no reparo ou substituição de um poste, que pode chegar até a oito horas de trabalho de uma equipe.

“É um processo longo, que leva boa parte do dia e demanda muitas horas de trabalho dos nossos técnicos. Quando há perícia no local da batida, esse tempo, que normalmente é de oito horas, pode ser ainda maior, chegando a 11 ou 12 horas. Muitas vezes, há a necessidade de substituição de toda rede elétrica, o que pode deixar os clientes ainda mais tempo sem luz”, explica o gerente da Enel Rio.

Ranking das cidades com maior número de ocorrências de colisões em postes:

1º – Maricá

2º – Campos dos Goytacazes

3º – Macaé

4º – Cantagalo

5º – Cabo Frio

6º – Araruama

7º – Niterói

8º – Petrópolis

9º – Magé

10º – Angra dos Reis

Responsabilidade sobre os danos

Quando um poste é danificado por uma colisão, a Enel Distribuição Rio deve ser comunicada para realizar a sua troca. A concessionária direciona uma equipe imediatamente ao local para executar os reparos necessários, tanto no equipamento quanto na rede elétrica afetada pela ocorrência. A partir do registro da placa do veículo e das fotos do acidente, os custos operacionais gerados, incluindo desde o primeiro atendimento até a substituição ou reparo do poste e/ou da rede elétrica, são repassados ao setor Jurídico da empresa, que realiza a cobrança junto ao proprietário do veículo.

Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes podem entrar em contato com os canais de atendimento da distribuidora: site oficial da Enel Rio (www.enel.com.br), aplicativo Enel (disponível para iOS e Android), WhatsApp Elena (21) 99601-9608 e a Central de Relacionamento (0800 28 00 120).

Orientações da Enel Rio sobre como agir em casos de acidentes envolvendo postes da distribuidora:

1. Em caso de acidente com poste, se houver queda do equipamento ou de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até a chegada do atendimento pelas equipes da empresa;

2. Não se deve tocar em cabos que estejam no solo, sobre o carro ou ficar embaixo de estruturas danificadas;

3. Nunca tente realizar o isolamento da área;

4. Para os pedestres que estiverem passando pelo local, a companhia alerta para que não se aproximem do poste e abram chamada de ocorrência imediatamente.

Com informações da assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS