48 anos da Folha - Compromisso sempre com o leitor
Dora Paula Paes 10/01/2026 08:21 - Atualizado em 10/01/2026 08:24
Rodrigo Silveira
A Folha da Manhã completa 48 anos. Já são quase meio século de tradição e responsabilidade com o leitor ao reportar as principais notícias de Campos e região. A celebração aconteceu de forma interna na sede do jornal na quinta-feira, dia 8, para lembrar a data que o primeiro exemplar chegou às bancas em janeiro de 1978. Teve bolo, parabéns e uma bênção durante evento intimista que reuniu diretoria e funcionários. O sonho de Aluysio Barbosa (falecido em 2012) continua! Na linha de frente, a presidente do Grupo Folha de Comunicação Diva Abreu Barbosa e os seus filhos os diretores Aluysio e Christiano.
Aluysio, Diva e sócios criaram o jornal motriz do que se tornou o maior grupo de comunicação do interior do Rio de Janeiro. A partir do jornal impresso Folha da Manhã a expansão teve continuação com o portal Folha1 e outros veículos que foram agregados ao longo desses quase 50 anos. Tijolo por tijolo e muito trabalho, vieram a Plena TV, a Inter TV Planície afiliada à Rede Globo e as rádios Folha FM 98,3, em Campos, e O Dia FM 99,7, em Macaé.
O mais antigo jornal em circulação hoje na cidade, a Folha com empenho, dedicação e imparcialidade, é responsável por levar as principais notícias ao seu leitor. O trabalho sempre foi além de informar, nas suas páginas também dá voz a quem precisa e abraça batalhas para o fortalecimento econômico da região, vale citar: o ciclo do setor sucroalcooleiro, a expansão e lutas envolvendo o setor protolífero e, agora, contribuindo para evidenciar o setor portuário com o Complexo do Porto do Açu.
A presidente do Grupo, Diva, sempre reforça: “É preciso cobrar a junção de forças dos setores produtivos da região para fazer a roda econômica da fortuna girar capital e empregos. Ao longo de todos esses anos, a Folha tem sido essa porta-voz do anseio coletivo, anunciando, cobrando e noticia do às boas novas”.
Sobre o marco dos 48 anos do jornalismo da Folha aliado aos desafios através da evolução tecnológica, em seu ponto de vista, a construção envolve luta, trabalho e muita seriedade. “O mundo hoje é digital, é tudo on-line, todo mundo sabe tudo ao mesmo tempo e nós da Folha acompanhamos essa evolução”, salienta a presidente do Grupo Folha.
Os novos membros dessa história de sucesso do Grupo Folha que nasceu com o jornal chegaram ao comando na década de 90, quando os filhos Aluysio e Christiano Abreu Barbosa se juntaram à velha-guarda, àqueles que abriram todos os caminhos em um dia de janeiro na década de 70, e trouxeram juntos inovações. Em 2023, a Folha chorou, mais uma vez, com a morte precoce do jovem diretor Ícaro Barbosa. 
Com funções bem definidas, Aluysio no comando da redação e Christiano na parte empresarial, o jornal teve incorporadas mudanças: ganhou cores, implantou editorias, abriu a redação para os estudantes de jornalismo - o que se mantém até hoje. 
O núcleo da redação, que também faz link com a equipe da rádio Folha FM, tem editores, jornalistas, estagiários, fotógrafos, arte e motoristas; um trabalho totalmente em conjunto para que a notícia chegue à toda sociedade.
Rodrigo Silveira
Um dos períodos mais sensíveis da história mundial, com a maior crise humanitária do mundo moderno, que foi a Pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2022, também obrigou a Folha a mudanças drásticas. Foi quando o impresso passou a circular em dois dias por semana, quarta-feira e sábado, com novos exemplares nas bancas e nas casas dos assinantes fiéis à marca Folha da Manhã.
Além do seu papel social, com as matérias da editoria de geral, a luta pelo setor econômico e acompanhar de perto as movimentações políticas, a Folha apoia a cultura em Campos e também nos municípios da região, sendo sempre um canal aberto. Seu caderno de Cultural, a Folha 2 nasceu a partir das cores e, desde então, é porta aberta para as notícias da área.
Com suas colunas sociais, o jornal segue como locomotiva social na cidade. Junte-se a isso, a realização dos seus dois tradicionais eventos: a Feijoada, com 32 edições, e o show de final de ano - com 25 apresentações -, neste último, ocorre a entrega do troféu Folha Seca. Inclusive, em 2025, o troféu ganhou mais uma versão, o Folha Seca Destaque Jovem. A homenagem é prestada a campistas que se destacam em suas carreiras além fronteiras. 
A pauta das pautas - Bom ressaltar, que em todos esses anos, a Folha tem uma única pauta, a que não pode faltar em suas edições. Dos jornalistas mais experientes aos mais novos, o compromisso com essa apuração é regra. Ano após ano é preciso noticiar o nascimento do primeiro bebê.
Neste aniversário de 48 anos da Folha, o jornal expressa às boas-vindas ao mundo da pequena Liz Cristina Lima Duarte Vicente, a primeira campista de 2026. Mais uma história contada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS