Chuvas provocam deslizamentos, quedas de árvores e alagamentos em Campos
Júlia Alves 18/12/2025 11:16 - Atualizado em 18/12/2025 11:56
Reprodução
As chuvas registradas entre terça (16) e quarta-feira (17) provocaram diversas ocorrências em áreas urbanas e rurais de Campos, mobilizando equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas e Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) e concessionárias de serviços públicos. Entre as ocorrências está o deslizamento de terra na RJ 228, conforme registrado nessa quarta no Folha 1.
O alerta emitido pelo Centro de Monitoramento de Desastres (Cemod) sobre previsão de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de rajadas de ventos, durante essa semana foi válido até essa quarta. No entanto, nesta quinta (18), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas válido até às 10h desta sexta (19).
O comunicado diz ainda que pode haver chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A previsão do tempo para Campos nesta quinta é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura varia entre 15 e 24º. Já nesta sexta, a previsão para o município é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A mínima é de 17º e a máxima é de 29º.
Entre os principais registros dos últimos dias, que precisou de atendimento da Defesa Civil, está um deslizamento de terra na RJ 228, estrada que liga o distrito de Chave do Paraíso à localidade de Santa Maria. O trecho ficou parcialmente obstruído, mas manteve acesso por via alternativa. O DER-RJ foi acionado e a Vital realizou a limpeza, com apoio de equipes que já atuavam no local.
Já de acordo com o líder dos permissionários das vans, Jefferson Oliveira, inicialmente, moradores da região conseguiram uma máquina e realizaram uma limpeza provisória para ter acesso às localidades dessa área. Uma parte da pista foi liberada. No entanto, as localidades de Murundu e Palmares foram afetadas em relação ao transporte público, que não teve como ser iniciado nas primeiras horas. As linhas, que saem 4h40 de Murundu e 5h20 de Palmares, não foram realizadas. Após a liberação parcial pela população, as vans voltaram a circular nessas localidades.
Também foi registrado alagamento com transbordamento de valão nas proximidades da Escola Santa Rita de Cássia, em Chave do Paraíso. Segundo a Defesa Civil, a água escoou naturalmente e a situação foi normalizada ainda durante a madrugada dessa quarta.
Na área urbana, houve quedas parciais de árvores, como na Rua São João, no Parque Aurora, e na Avenida Arthur Bernardes, nas proximidades da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). As ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros, sem registro de feridos.
Na região da Estrada de São Luís da Mutuca, foram registradas múltiplas ocorrências, incluindo queda de árvore sobre rede de alta tensão, deslizamento de terra e enxurrada, causando transtornos no tráfego, especialmente para veículos de pequeno porte. Equipes do DER-RJ realizaram a limpeza da via, e a Enel foi acionada para atuação na rede elétrica. A Defesa Civil informou ainda que será realizada limpeza inversa na BR-101, no trecho que dá acesso a São Luís da Mutuca.
Outras ocorrências incluíram queda de diversas árvores na Estrada de São Roque e na Estrada de Santa Rita, ambas em Santa Maria, com atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros de Campos e de Bom Jesus do Itabapoana.

De acordo com o balanço da Defesa Civil, foram contabilizados: dois deslizamentos de terra, um resolvido e outro em andamento; seis quedas de árvores já resolvidas; uma enxurrada em atendimento; um alagamento resolvido e uma cheia de valão resolvida.
Ainda na quarta, houve registro de alagamento no km 18,1 da BR 101, em Campos. A Autopista Fluminense informou que foi acionada às 13h15 na pista sul sentido Rio de Janeiro. A faixa esteve bloqueada até às 15h09, com desvio no local. Equipes da concessionária realizaram o atendimento e a liberação da via.
A Defesa Civil informou que segue em monitoramento, especialmente nas áreas mais afetadas pelas chuvas, e orienta que a população tenha atenção e precaução. Em caso de novas ocorrências, devem acionar o órgão pelos telefones 199 ou (22) 98175-2512.
Com informações da Secom Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS