Ações do PSE nas escolas municipais reforçam cuidado com a saúde dos alunos
- Atualizado em 13/12/2025 14:20
O Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na última semana, uma série de ações voltadas à promoção da saúde e ao cuidado integral dos estudantes da rede municipal. No dia 1º de dezembro, o programa esteve na Escola Municipal Mário Barroso, em Ururaí, atendendo a uma demanda da unidade. Junto da equipe de enfermagem, foi desenvolvido o projeto “Dignidade Menstrual”, que buscou, por meio de uma roda de conversa destinada às alunas, levar informações sobre a menarca e os cuidados essenciais durante o período menstrual.

A enfermeira do PSE, Marcelly Mota, explicou que é fundamental lembrar que, embora a lei garanta o direito e acesso aos absorventes, muitas vezes as alunas desconhecem essa informação. “Essa realidade já justificaria a importância do projeto, mas ele vai além, oferecendo informações valiosas sobre menarca, higiene corporal e íntima, além de abordar as principais doenças na infância de forma lúdica e acessível”, disse.

Paralelamente, ocorreu também o projeto “Aprendendo a Crescer”, abordando temas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), reforçando direitos, deveres e a proteção integral das crianças e adolescentes. A ação ainda incluiu atendimento aos colaboradores da escola, com aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar e orientações de saúde.

João Paulo de Oliveira, coordenador do PSE Campos, ressaltou que as ações desenvolvidas nas unidades escolares representam a essência do Programa Saúde na Escola. “Nosso objetivo principal é garantir o desenvolvimento integral do educando, articulando saúde e educação para promover bem-estar, autonomia e qualidade de vida. Cada atividade realizada segue os eixos temáticos do PSE e contribui para a formação de estudantes mais conscientes, protegidos e preparados para viver plenamente todas as etapas da vida”, explicou.

No dia 2 de dezembro, a escola recebeu uma ação promovida pela Faculdade de Medicina de Campos, em parceria com o PSE, por meio do componente curricular Medicina de Família e Comunidade II. Segundo João Paulo, a iniciativa tem vários objetivos, como avaliar peso, altura e índice de massa corporal (IMC), analisar curvas de crescimento e identificar alterações pondero-estaturais, detectar riscos nutricionais, como desnutrição ou obesidade e contribuir para diagnósticos de agravos associados, como anemia e infecções.

A atividade foi realizada com os alunos das turmas G1, G2 e G3, mediante autorização prévia dos responsáveis.

Além das ações citadas, várias outras foram realizadas pela equipe do PSE, entre elas a ação “Saúde Auditiva nas Escolas”, organizada na Creche do Parque São Matheus, e os Projetos “Crescer Saudável – Alimentação Saudável”, “Educar para Transformar: Ensinando Meus Filhos a Sorrir – Saúde Bucal” e “Super Orelhinha – Fonoaudiologia”, que aconteceram na Creche Escola José Eduardo Peixoto Zandonaide, do Parque Santa Helena.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS