Matheus Mesquita
23/10/2025 17:54 - Atualizado em 23/10/2025 17:56
20 anos da pós graduação Iato Sensu literatura
/
Foto: Rodrigo Silveira
Servidores, ex-alunos e estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) se reuniram nesta quarta-feira (23), no auditório Miguel Ramalho, no Campus Campos Centro, para celebrar os 20 anos da pós-graduação lato sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade. O evento foi aberto ao público, e marcou duas décadas de contribuição do curso para a formação acadêmica, a preservação das memórias locais e o fortalecimento da identidade cultural da região.
As comemorações incluiram palestra, minicurso e reencontro de professores e egressos que ajudaram a consolidar a trajetória da especialização, uma das mais antigas do IFF quando se trata de pós-graduação lato sensu.
Com caráter interdisciplinar, o curso articula as áreas de Ciências Humanas, Linguística, Letras, Artes e Ciências Sociais Aplicadas, formando profissionais críticos e reflexivos capazes de compreender as relações entre literatura, memória e sociedade. Em duas décadas, a especialização também se tornou um importante espaço de pesquisa e registro cultural.
Coordenadora da pós, professora Érica Luciana de Souza
/
Foto: Rodrigo Silveira
Para a professora Érica Luciana de Souza, coordenadora da pós-graduação, o curso carrega a essência da própria cidade.
“Esse é um curso que tem a cara de Campos. Ele trata da cultura, da literatura e do social, envolvendo não apenas o município, mas também cidades do entorno, como São João da Barra e São Fidélis. Acho que esse é o principal legado: mostrar quem somos enquanto região”, destacou Érica.
A coordenadora também enfatizou o papel da especialização na consolidação da pós-graduação no IFF.
“Me sinto muito grata e feliz por coordenar esse curso. Ele é o mais antigo da instituição, com o maior número de alunos matriculados. Representa bem o que somos e a importância da nossa instituição para a formação cultural e acadêmica da região.”
O diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFF, professor Pedro Castelo Branco, ressalta que a data simboliza não apenas os 20 anos da especialização em Literatura, mas o início da trajetória da pós-graduação no Instituto Federal Fluminense.
“O começo desse curso coincide com o início efetivo da pós-graduação no IFF. Foi um marco fundamental, e a partir dele surgiram outros programas, chegando hoje a cerca de 20 cursos de especialização na instituição”, explicou Pedro.
Segundo o diretor, o curso de Literatura mantém diálogo direto com a política institucional de pesquisa e extensão.
“Ele recebe muitos egressos da licenciatura em Letras e também dialoga com os cursos técnicos. Nossa formação é verticalizada, vai do ensino técnico à pós-graduação. Além disso, hoje temos um corpo docente consolidado, formado majoritariamente por professores do próprio IFF, o que demonstra o amadurecimento e a sustentabilidade do programa.”
Com carga horária de 360 horas e duração de 12 meses, o curso é oferecido presencialmente às quintas-feiras, nos turnos da tarde e noite. Todos os anos, são abertas 30 vagas para graduados das áreas afins. Ao concluir o curso e defender a monografia, o aluno recebe o título de Especialista em Literatura, Memória Cultural e Sociedade.
Mais do que uma formação acadêmica, a pós-graduação representa um compromisso contínuo do IFF com a educação pública, gratuita e de qualidade, preservando as memórias locais e formando novas gerações de pesquisadores e profissionais comprometidos com a cultura e o pensamento crítico.