Rafael Khenaifes
03/10/2025 12:58 - Atualizado em 03/10/2025 19:02
Foto: Instituto BW
Foto: Instituto BW
Foto: Instituto BW
Uma carcaça de baleia-jubarte foi encontrada na praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana, na manhã desta sexta-feira (3). O animal foi encontrado durante o monitoramento regular realizado pelo Instituto BW. Equipes se deslocaram até o local para a realização da necropsia. O animal, um macho juvenil com aproximadamente 9 metros de comprimento e idade estimada entre dois e três anos, já se encontrava em avançado estado de decomposição. Segundo o Instituto BW, a carcaça da baleia foi enterrada no mesmo local, em uma cova feita na areia da praia.
Segundo a Dra. Paula Baldassin, coordenadora de Medicina Veterinária e vicepresidente do Instituto BW a necropsia é fundamental para auxiliar na compreensão das possíveis causas da morte. Mesmo quando o animal está em decomposição, ainda é possível coletar informações relevantes. Alguns encalhes acabam ocorrendo por causas naturais ou por pressões humanas, como poluição química e sonora.
As baleias-jubarte realizam longas migrações anuais, deslocando-se de áreas de alimentação em águas frias e ricas em nutrientes, como as regiões polares, para áreas de reprodução e criação de filhotes em águas tropicais mais quentes. Durante esse período, os filhotes ganham peso e resistência para o retorno ao sul. Essa migração ocorre de maio a novembro, com maior concentração em junho, julho e agosto, quando as baleias passam próximas à costa brasileira.
Vídeo:
Recentemente, a Folha mostrou que banhistas e moradores encontraram uma baleia na Praia de Grussaí, litoral de São João da Barra, que morreu depois de tentativa de salvamento no local.
Curiosidades sobre as baleias
As baleias são mamíferos que incluem o maior animal da Terra, a baleia-azul, com gigantescas proporções e que se alimenta de krill, uma espécie de crustáceo marinho. Elas possuem cantos complexos, dormem desligando um lado do cérebro de cada vez e algumas, como a jubarte, têm marcas únicas nas caudas que funcionam como impressões digitais. As mães baleias são muito cuidadosas, amamentando e cuidando dos filhotes por até dois anos, e o Brasil é um importante refúgio para diversas espécies, como a baleia-jubarte.