Foragido da Justiça é preso em SJB após ser reconhecido por câmera de monitoramento do município
Um foragido da Justiça, que não teve a identidade divulgada, foi preso nessa quarta-feira (1º) em São João da Barra após ser identificado pelas câmeras de monitoramento com reconhecimento facial da Polícia Militar instaladas no município. Contra ele havia um mandado de prisão por pensão alimentícia.
De acordo com a polícia, uma equipe do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) estava em patrulhamento quando recebeu uma determinação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) para irem até a área central da cidade, onde um alerta teria sido emitido referente ao reconhecimento facial de um foragido da Justiça através das câmeras de monitoramento.
A equipe foi até o local e montou um cerco policial na região indicada. Após buscas e monitoramento pelas câmeras da CIOSP, o acusado foi localizado dentro de um estabelecimento. Ao sair, ele foi abordado e nada de ilícito foi encontrado em posse dele. A polícia checou a existência do mandado de prisão, que foi confirmado. Segundo a assessoria da Polícia Civil, o mandado de prisão era por pensão alimentícia.
O homem foi encaminhado para a 145ª Delegacia de Polícia de SJB, onde permanece preso à disposição da Justiça.
Tecnologias no reforço da segurança pública em SJB
A instalação das câmeras de reconhecimento facial e a adesão ao programa “190 Integrado” da Polícia Militar em São João da Barra permitem a identificação e a localização de foragidos da Justiça por meio do sistema de monitoramento.
O equipamento faz reconhecimento facial e leitura de placas. Ele foi instalado em agosto deste ano com o objetivo de reforçar a segurança pública do município, além de levar resposta mais rápida e eficiente no combate à criminalidade. São mais de 200 equipamentos de videomonitoramento fixos e speeds já instalados em todos os distritos de SJB.
O secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, explica como funciona o programa ‘190 Integrado’.
“Ele disponibiliza para a gente uma ferramenta pelo WhatsApp que é o ‘Alerta e Reconhecimento Facial’, que reúne todos os batalhões do estado e São João da Barra já está incluído, por meio do 8º BPM. Uma vez inserida uma informação sobre um suspeito, criminoso, desaparecido ou até sobre um veículo, se a localização for feita por alguma câmera de reconhecimento facial ou de leitura de placas do estado que faz parte do sistema, o batalhão daquela região é imediatamente acionado para enviar a equipe mais próxima até a ocorrência", pontuou Campinho.
Com a leitura de placas, as polícias passaram a contar com um banco de dados de veículos que circulam em SJB, ajudando a localizar veículos que foram roubados ou furtados, além de outros utilizados para a prática de crimes no município.
Além de serem vigiadas no Ciosp e na central da PM, câmeras são acompanhadas também nas cinco Bases Integradas de Segurança, mantidas pela Prefeitura e instaladas em Cajueiro, Chapéu de Sol, Grussaí, Açu e na cabeceira da Ponte Integração Deputado João Peixoto.