Em cinco dias, nove acidentes contam quatro óbitos e 13 feridos em Campos
Júlia Alves 27/08/2025 07:53 - Atualizado em 27/08/2025 07:55
Motociclistas desrespeitam regras de trânsito e colocam pedestres em risco nas ruas de Campos
Motociclistas desrespeitam regras de trânsito e colocam pedestres em risco nas ruas de Campos / Fotos por Júlia Alves
Nos últimos cinco dias, Campos contabilizou nove acidentes de trânsito com quatro óbitos e 12 pessoas feridas. Entre o dia 1º de janeiro a 25 de agosto deste ano, segundo dados do Corpo de Bombeiros, foram registrados 1.524 acidentes com todos os tipos de veículos e sinistros. Já o Hospital Ferreira Machado, unidade de referência em traumas na região, registrou até maio quase 2 mil atendimentos relacionados a colisões no trânsito.
O acidente mais recente aconteceu no início da tarde dessa terça-feira (26), quando um carro capotou na BR 101, na altura de Serrinha. Segundo a Arteris Fluminense, concessionária que administra a rodovia, o acidente foi provocado após o veículo perder uma roda. Apesar do susto, apenas uma vítima leve foi registrada e recusou remoção hospitalar.
Ainda nessa terça, foi confirmado o óbito da vítima de um acidente entre uma bicicleta elétrica e um caminhão. A colisão aconteceu no último sábado (23) na BR 101, próximo ao antigo Trevo do Índio, em Campos. Francisco de Azevedo Lima chegou a ser socorrido para o HFM, onde ficou internado por três dias e não resistiu.
Já na madrugada de segunda-feira (25), Ivan Ferreira, de 58 anos, morreu após sua motocicleta colidir em um anteparo na RJ 208, próximo à curva Severino, em Tócos. Outra pessoa que estava com Ivan sofreu escoriações no abdômen, peito e mão, e foi socorrida para o HFM. 
O quarto acidente aconteceu na noite dessa segunda, quando três carros colidiram na BR 356 (Campos - Itaperuna), próximo ao Solar da Baronesa. Duas mulheres, de 58 e 68 anos, e um homem, de 61 anos, foram encaminhados para o HFM, com ferimentos leves. Já a quarta vítima, um homem de 41 anos, recusou remoção para atendimento no hospital.
Também na BR 356, mas no trecho entre Campos e São João da Barra, um acidente envolvendo quatro carros foi registrado na noite desse domingo (24), na altura de Martins Lage. A colisão envolveu uma caminhonete Mitsubishi L200, um Peugeot 207, um Fiat Idea e um Kia Cerato. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista de um dos veículos deixou o local antes da chegada das autoridades. De acordo com testemunhas, ninguém ficou gravemente ferido, mas uma motorista foi levada para receber atendimento no hospital.
Na madrugada de sábado (23), um capotamento deixou seis pessoas gravemente feridas na BR 101. O acidente aconteceu no km 56, na área de Guarus. O veículo era ocupado pelo condutor, um jovem de 20 anos, e outros cinco adolescentes. Todos foram socorridos para o HFM.
Na sexta-feira (22) foram dois acidentes registrados, ambos na RJ 216 (Campos - Farol). Em um deles, um homem de 57 anos, identificado pelas iniciais W.C.A., morreu após colisão entre uma moto e um caminhão de gás. A vítima chegou a ser socorrida para o HFM, mas não resistiu. Já no outro, um motociclista ficou ferido após colisão com caminhão na altura de Goitacazes.
Já na quinta-feira (21), o motociclista Nelson da Silva morreu na BR 101, na altura da Tapera, após se envolver em um acidente com outros três veículos. Outras duas vítimas foram socorridas e levadas para o Hospital Ferreira Machado.
Dos 1.524 acidentes registrados pelo Corpo de Bombeiros, a maioria envolveu motocicletas, sendo 582 colisões, 359 quedas e 43 atropelamentos. Já em 2024, durante o mesmo período, os militares foram acionados para 302 quedas, 134 atropelamentos e 979 colisões envolvendo motos.
Já o HFM atendeu 1.114 vítimas de acidentes motociclísticos; 432 ciclísticos; 179 automobilísticos e 145 atropelamentos.
Corredor do HFM
Corredor do HFM / Foto: César Ferreira/Secom Campos
 
Segundo o especialista em trânsito Felipe Said, 90% dos acidentes com motos são gerados por falhas humanas. “Entre as mais vistas estão: excesso de velocidade, uso do celular na condução da motocicleta e manobras arriscadas como contornos proibidos e avanço de semáforo de luz vermelha”, explica.
Tais irregularidades são fiscalizadas pela Guarda Civil Municipal. “Esses acidentes envolvem diversos fatores, como a conduta de motoristas e pedestres, incluindo a travessia fora da faixa em locais sem sinalização adequada. A Secretaria de Comunicação do município constantemente faz matérias no site e nas redes sociais, falando sobre trânsito seguro e a conscientização do morador”, informou a corporação.
Fiscalização na Avenida Presidente Kennedy com Avenida 28 de Março
Fiscalização na Avenida Presidente Kennedy com Avenida 28 de Março / Júlia Alves
Já o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) informou que também faz trabalho de alerta não só no período de datas comemorativas, mas também é elaborado um planejamento anual. Além disso, o IMTT destaca a realização da Blitz da Juventude no município, com distribuição de panfletos e palestras educativas sobre os direitos e deveres no trânsito nas principais escolas de ensino fundamental e médio do município.
“Além das campanhas educativas, têm sido realizadas operações conjuntas da GCM, IMTT e Ordem Pública para coibir aqueles motoristas que insistem em dirigir sem habilitação, trazendo riscos para a população”, finalizou.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) lista algumas dicas de segurança no trânsito a fim de contribuir para a redução de acidentes. Motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres devem estar sempre em alerta e obedecer às leis de trânsito. Aos motoristas, há sempre a orientação para o uso das setas e o respeito aos limites de velocidade estabelecidos. Aos motociclistas, o uso dos equipamentos obrigatórios para proteção, como capacete, além do respeito também aos limites de velocidade e evitar a realização de manobras perigosas. Aos ciclistas, a recomendação é não pedalar na contramão e sempre usar os equipamentos de segurança. Já aos pedestres, a dica é sempre atravessar a rua sempre na faixa destinada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS