Vídeo mostra carro passando pela água e faixa de areia na Lagoa de Cima, em Campos
Nesta semana, uma câmera de segurança mostrou o momento em que um carro passava pela água e faixa de areia na Lagoa de Cima, em Campos. A imagem mostra o perigo aos banhistas, além de ser um crime ambiental. A imagem ainda mostra o flagra do veículo fazendo o percurso irregular quando trafegava na água e, depois de algum tempo, saiu em disparada pela areia.
O especialista em Segurança Pública, Diogo Sant'Ana de Sá, explicou que a situação abordada na reportagem é uma infração descrita no código de trânsito, sujeito à multa. A não ser que dessa conduta, resulte em outros fatos, como por exemplo, um homicídio.
"O Código de Trânsito Brasileiro estabelece como infração gravíssima o tráfego de veículos em locais que não sejam destinados para essa finalidade, como no caso de faixa de areias da praias e lagoas, a não ser que haja permissão do poder público e em casos específicos. Tal situação por si só, já autoriza a aplicação de sanções administrativas, como o pagamento de multa ao condutor do veículo. É importante ressaltar que, por outro lado, há que se levar em consideração que, eventualmente, por meio dessa prática, possa acontecer algum crime (inclusive ambiental), podendo assim o condutor do veículo também responder penalmente, caso essa ação produza algum resultado nesse sentido", informou Diogo.
Já para o banhista José Paulo Freitas, a problemática é um desconforto aos frequentados de Lagoa de Cima.
"Não é a primeira vez que essa situação acontece, gerando desconforto e medo nos frequentadores da região. Pode causar um acidente, machucar pessoas ou até mesmo acontecer uma tragédia. Posso ponderar que é uma prática irregular", contou.
Vídeo:
Procurada pela Folha, a prefeitura de Campos informou que a Guarda Civil Municipal mantém patrulhamento na região, mas reforça que é fundamental que os moradores colaborem com denúncias. Os canais disponíveis são o número 153 e o telefone (22) 98102-0185. "Motoristas que colocam veículos sobre a faixa de areia cometem crime ambiental e podem ser penalizados", finaliza.