Novo posto da Anvisa é inaugurado em Campos
O novo posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (18), em Campos. A unidade fica localizada no prédio da Receita Federal, na Avenida Rui Barbosa, no Centro. A iniciativa se deu por conta da alta demanda na região Norte Fluminense. O posto atuará de forma integrada com os setores portuário e aeroportuário da região, a fim de facilitar o acesso das empresas desses setores aos serviços considerados como pré-requisitos para o comércio exterior.
Entre os serviços oferecidos estão a emissão do Certificado Sanitário de Embarcações (CSE), que é uma exigência internacional do Regulamento Sanitário Internacional. Esse certificado é concedido para as embarcações depois da realização da inspeção sanitária nas condições de saúde a bordo, comprovando que a embarcação não representa riscos de saúde às fronteiras de outros países ou quando necessário, comprovando a aplicação de medidas sanitárias para controle de eventuais riscos identificados.
A gerente-geral de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegários, Gabriela Vieira, fala sobre a instalação da unidade no município para atender à região.
“Muito importante para fortalecermos ainda mais o comércio exterior estando mais próximo do Porto do Açu, que está em franca ascensão com o trânsito de embarcações internacionais. Continuamos com nosso ponto de apoio em Macaé para atender ao Porto de lá, mas entendemos esse movimento de aumento do fluxo de embarcações internacionais aqui, mais próximo do Porto, e por isso, entendemos que faria mais sentido colocar o nosso posto formalmente aqui em Campos", relatou Gabriela.
Sob a jurisdição do novo posto ficarão diversos terminais portuários da região, incluindo o Complexo Portuário do Açu e o Porto de Macaé, em Imbetiba, além dos aeroportos de Campos, Macaé e Cabo Frio.
“No Porto, a ideia é fazer a emissão dos certificados sanitários nas embarcações e também as inspeções de infraestrutura para garantirmos a segurança sanitária das pessoas. Temos a intenção também de atender aos aeroportos da região, sempre tentando buscar a segurança sanitária. No caso dos aeroportos, visamos a segurança dos viajantes e no caso das pessoas que transitam ali naquela região”, explicou Gabriela.
Durante a cerimônia, a sala da Anvisa foi inaugurada pela gerente-geral, Gabriela Vieira, e pela chefe do posto aeroportuário no município, Grace Martins. Em seguida, foi realizada uma mesa redonda no auditório para falar sobre a iniciativa, composta pela Gabriela Vieira; Hellen Barreto, superintendente de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro; Marcelo Pimentel, inspetor da Receita Federal em Campos e Paulo Hirano, secretário municipal de saúde.
Grace explica que o foco principal da agência é a proteção e a promoção da saúde.
“Campos está muito próximo do Porto do Açu e é quem dá o suporte de atendimento médico e toda infraestrutura, tanto para o município quanto para São João da Barra. Atuamos no cuidado sanitário dessas áreas com as embarcações e com a infraestrutura do porto, no intuito de trazer saúde. Nosso papel fundamental é prevenir doenças e compartilhar informações para população sobre o que está ocorrendo no mundo. Fazendo as medidas preventivas para os casos de doença e trabalhamos juntos nos planos de contingência para evitar qualquer tipo de disseminação”, conta.
Paulo Hirano considera a iniciativa como um grande passo para a região e também ressalta o maior controle na segurança com a presença da Anvisa no município.
"É de suma importância termos aqui um posto da Anvisa, porque traz para perto os órgãos mais expressivos e da alta cúpula do nosso país no sentido da vigilância sanitária. Trará uma maior eficiência no sentido das ações da Anvisa para que possamos estar seguros e proporcionar segurança à nossa população, pelo fato da nossa região ter um fluxo muito grande de embarcações e também de pessoas. Com essa vigilância, podemos estar prevenindo e fiscalizando as possibilidades de transmissão de doenças”, exalta o secretário de saúde.
Foi promovida ainda uma apresentação sobre a Anvisa ministrada pela Grace, que trabalha na empresa há mais de 20 anos. Após a mostra, os convidados presentes puderam tirar dúvidas. Logo depois, foi servido um coffee break.
O diretor da Administração Portuária do Porto do Açu, Vinicius Patel, destaca a relevância do posto na região.
“Um movimento muito importante para a região e acima de tudo para o Brasil, porque temos aqui um porto e uma atividade que contribui fortemente para todo o desenvolvimento do país. A vinda da Anvisa com uma estrutura física na região reconhece esses 10 anos de trajetória do Porto do Açu, que automaticamente tem contribuído para o desenvolvimento nacional, com um volume de mais de 80 milhões de toneladas de carga anualmente sendo movimentada. A Anvisa atua sempre fiel ao compromisso de assegurar a vigilância sanitária e o benefício para a população brasileira e reconhece trazendo essa estrutura para cá, permitindo o comércio internacional e a segurança da população”, comenta.
Estiveram presentes também o agente da Polícia Federal (PF), Caio Fábio Chrisóstomos; o representante das Relações Portuárias do Porto do Açu, Caio Cunha; o gerente-geral de operações da Ferroport, Luiz Silva; o gerente de sustentabilidade da Ferroport, Renato Aguiar; o superintendente do Heliporto Farol de São Tomé, Rosimar Tavares.
Representando o município de São João da Barra, a coordenadora de Vigilância Sanitária, Samia Lopes, também participou do evento.
Além disso, o agente Marinha do Brasil (MB), Capitão Tenente Reginaldo; o vice-presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Atividades Afins do Estado do Rio de Janeiro, comandante Vinicius Marques; entre outros representantes, que também prestigiaram a inauguração.
Representando o município de São João da Barra, a coordenadora de Vigilância Sanitária, Samia Lopes, também participou do evento.
Além disso, o agente Marinha do Brasil (MB), Capitão Tenente Reginaldo; o vice-presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Atividades Afins do Estado do Rio de Janeiro, comandante Vinicius Marques; entre outros representantes, que também prestigiaram a inauguração.