Secretaria de Estado de Saúde alerta para baixa cobertura vacinal contra a gripe
Idoso sendo vacinado contra a gripe
Idoso sendo vacinado contra a gripe / Foto: Divulgação/ Governo do RJ
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) faz novo alerta para a baixa cobertura vacinal contra Influenza. Apenas 25,32% do público-alvo está protegido contra a doença, no entanto, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%. Até 18 de junho foram registradas 9.482 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 693 óbitos em todo o Estado do RJ. 

A estratégia de vacinação contra a gripe no estado teve início em 2 de abril, com meta de vacinar cerca de 4,4 milhões de pessoas dos grupos prioritários (crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos). Até o momento, foram aplicadas cerca de 2,3 milhões de doses, sendo pouco mais de um milhão destinadas ao público prioritário, que é o mais suscetível a desenvolver casos graves.

“As áreas técnicas da SES-RJ estão trabalhando em apoio aos municípios para ampliar nossa cobertura vacinal, mas precisamos da adesão da população. A gripe é uma doença que pode parecer simples, mas entre idosos e crianças pequenas representa uma ameaça. A vacinação é a medida de prevenção mais eficiente, por isso, é fundamental que o público prioritário vá ao posto de saúde ou clínica da família mais perto de casa para ser vacinado”, reforça a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Quem é o público-alvo
Apesar de estar liberada para pessoas a partir de seis meses, o público-alvo da vacinação contra a gripe é composto por crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e pessoas com 60 anos de idade ou mais, povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.

Fazem parte do público-alvo, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais de segurança e salvamento, das Forças Armadas, e pessoas com deficiências permanentes. Além disso, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, a população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade também fazem parte do grupo a ser imunizado. Também devem receber a vacina os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Fonte: Ascom Governo do RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS