Pacientes protestam em frente ao HPC contra suspensão de cirurgias bariátricas
Matheus Mesquita 13/06/2025 17:09 - Atualizado em 13/06/2025 18:06
Manifestação aconteceu em frente ao HPC
Manifestação aconteceu em frente ao HPC / Foto: Rodrigo Silveira
Na tarde desta sexta-feira (13), pacientes realizaram uma manifestação em frente ao Hospital Plantadores de Cana (HPC), em Campos, contra o cancelamento das cirurgias bariátricas por parte da Prefeitura. Os manifestantes alegam que o procedimento é essencial para a preservação de suas vidas e bem-estar, e cobraram uma solução imediata do poder público.
De acordo com os organizadores do ato, muitos pacientes aguardam há anos na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) e receberam com indignação a notícia da suspensão. Uma das pacientes, Alessandra Rodrigues, destacou a gravidade da situação enfrentada por todos os pacientes afetados.

"Aqui é geral, está todo mundo na mesma situação. Ninguém está aqui porque acha bonito, ninguém está aqui por estética, mas por necessidade (...) A nossa necessidade é saúde, então viemos pedir ajuda. Se alguém pode ajudar, se alguém puder intervir pela gente, a gente agradece", disse. 
Outra paciente afetada pela suspensão, Cláudia Polidorio, relatou a longa espera e a frustração ao ver o processo interrompido novamente, mesmo após anos de acompanhamento e fila de espera.
“Eu mesma já entrei em 2019, voltei a entrar em 2021 e em 2023, para agora, em dezembro, na reta final, cancelar tudo de novo. A gente vai voltar para a estaca zero? A gente não está aqui por beleza, a gente está aqui por necessidade. Eu tomo muito remédio de diabetes, pressão alta, como é que a gente fica?", questionou.

Procurada pela reportagem da Folha, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Regulação em Saúde, informou que as cirurgias bariátricas foram suspensas no âmbito municipal para adequações, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Segundo a pasta, conforme estabelece a normativa do Sistema Único de Saúde (SUS) para procedimentos de média e alta complexidade, a regulação das cirurgias bariátricas é de responsabilidade do Governo do Estado para as instituições habilitadas.

“Aos pacientes que estavam na fila de espera ou com procedimentos previamente agendados, orientamos que aguardem novas informações, que serão divulgadas assim que houver atualizações sobre o tema”, informou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS