Prefeito de Macaé está impossibilitado de sair de Israel após agravo na guerra do país com Irã
Pedro Henrique Figueiredo 13/06/2025 11:32 - Atualizado em 13/06/2025 19:45
Prefeito de Macaé, Welberth Rezende
Prefeito de Macaé, Welberth Rezende / Divulgação
Uma comitiva brasileira de prefeitos, incluindo o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), de Nova Friburgo e Belo Horizonte, entre outros, está em Israel no aguardo da embaixada brasileira para poder retirá-la do país devido à guerra. O grupo foi enviado para um bunker do governo israelense cidade de Kfar Saba, às 3h da manhã desta sexta (13), quando a sirene tocou.
Na tarde desta sexta, em resposta, a defesa iraniana enviou um ataque de mísseis as cidades Tel Aviv e Jerusalém. Contudo, segundo as forças israelenses, a maioria dos quais não chegou ao território ou foi interceptada pelos sistemas de defesa. No entanto, novo ataque do Irã aconteceu contra Tel Aviv e Jerusalém; explosões foram ouvidas na maior cidade israelense. 
Já na noite desta sexta, madrugada de sábado em Israel, novos mísseis foram lançados pelo Irã, população de Israel voltou para bunkers. De acordo com o país, sistemas de defesa interceptaram mísseis.

Por meio de um vídeo nas redes sociais, o prefeito de Macaé falou sobre a situação. “Esta é uma guerra de mísseis, então muito perigosa”. A delegação está segura, afirma o prefeito. “Fizemos contato já com a embaixada brasileira que está providenciando o nosso retorno”, complementou.
Há cerca de um mês, uma delegação do Brasil recebeu o convite da embaixada israelense, em Brasília, para conhecer as tecnologias do país. Todas as despesas foram pagas pelo governo, para conhecer sistemas de trânsito, drenagem, cidades inteligentes e outros. Durante a madrugada desta sexta, Israel foi atacado por drones do Irã e conseguiu abatê-los.
“Neste momento, estou em Israel, onde iniciaríamos uma série de visitas voltadas ao conhecimento de métodos tecnológicos aplicados à gestão de cidades. No entanto, há poucas horas, fomos surpreendidos pelo início de um conflito, desencadeado após um ataque de Israel ao Irã. Já estamos em contato com a Embaixada do Brasil e aguardamos orientações para que possamos retornar ao país com segurança o quanto antes”, disse o prefeito em vídeo.
O prefeito e mais delegações estão em Israel para conhecer métodos tecnológicos aplicados à gestão de cidades, isso para aprimorar os conhecimentos para poder implantar em Macaé e outras regiões.
https://www.folha1.com.br/geral/2025/06/1308715-prefeito-de-macae-esta-impossibilitado-de-sair-de-israel-apos-pais-sofrer-ataque-do-ira.html

ÚLTIMAS NOTÍCIAS