Dois casos da febre Oropouche são registrados em Campos
Dois casos de febre Oropouche foram registrados no município de Campos. O comunicado foi feito na manhã desta terça-feira (25) pelo diretor de Vigilância em Saúde, Rodrigo Carneiro, através das redes sociais da Secretaria de Saúde. Os casos, segundo o infectologista, foram registrados no ano de 2025, sendo um em fevereiro e o outro em março. A doença, transmitida por mosquitos, apresenta sintomas semelhantes aos da dengue, como febre, dor no corpo, nas articulações, dor de cabeça, náuseas e vômitos.
A principal diferença é que a febre Oropouche pode durar até 20 dias, enquanto a dengue tende a se resolver em até 7 dias. O infectologista e diretor de Vigilância em Saúde, Rodrigo Carneiro, ressaltou que a situação ainda não é considerada um problema de saúde pública no município.
"É importante destacar que ainda não consideramos um problema de saúde pública no município de Campos. A Secretaria de Saúde segue vigilante, acompanhando a ocorrência dos casos e, se esses casos aumentarem, as medidas serão tomadas, mas fica a informação para a população. Como a transmissão também ocorre através de mosquitos, os meios de prevenção são os mesmos da dengue, evitando água parada, entulhos, terrenos abandonados", disse Rodrigo.
Vídeo:
A publicação da secretaria deixou alguns cuidados para evitar o contágio como: evitar água parada, eliminar entulhos e possíveis criadouros de mosquitos nas casas e terrenos. "A saúde de todos depende da colaboração de cada um. A Secretaria de Saúde segue atenta e, por enquanto, a doença não é considerada como um problema de saúde pública em nosso município, mas precisamos ficar vigilantes", finaliza a publicação.