Crédito: Blog Flávia Pires
Uma megaoperação da Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, nesta quinta-feira (13), Luiz Carlos de Lomba, conhecido como “Chocolate”, um dos principais líderes do Terceiro Comando Puro (TCP) no Complexo da Maré. O criminoso, que era responsável pela avaliação da qualidade da cocaína comercializada pela facção, foi capturado em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, enquanto realizava uma consulta de avaliação pós-harmonização facial. Ele teria passado pelo procedimento estético com o objetivo de modificar sua aparência e despistar as autoridades. Até o momento, 448 criminosos foram presos.
A prisão ocorreu no âmbito da Operação Espoliador, deflagrada pela Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), com o objetivo de cumprir mandados contra foragidos da Justiça por crimes como roubo, latrocínio e receptação. A ação mobilizou mais de 700 policiais civis e resultou, até o momento, na captura de 345 criminosos em diversas regiões do estado.
Segundo as investigações, Luiz Carlos de Lomba não atuava mais presencialmente na Maré, operando no crime de maneira remota. Contra ele, havia um mandado de prisão expedido em 2024 pelos crimes de associação criminosa e roubo. Ele também é investigado em pelo menos 35 procedimentos criminais.
A megaoperação da Polícia Civil reforça a estratégia de combate ao crime organizado no Rio de Janeiro, mirando não apenas traficantes atuantes nas comunidades, mas também aqueles que tentam se esconder em outras regiões do estado.