Campos retoma Auxílio Atleta em 2025 para apoiar competidores
Matheus Mesquita 29/03/2025 09:26 - Atualizado em 29/03/2025 09:33
Fundação Municipal de Esportes de Campos
Fundação Municipal de Esportes de Campos / Foto: Cintia Carneiro/FME
O presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Luciano Viana, anunciou nesta semana a volta do Auxílio Atleta em 2025. A Prefeitura de Campos, por meio da FME, concede esse benefício com o propósito de estimular a participação de atletas, treinadores, guias e equipes que representem o município em competições estaduais, nacionais e internacionais.

Em 2024, aproximadamente 219 atletas, de mais de 17 modalidades, receberam o benefício, totalizando R$ 475 mil. O auxílio tem como objetivo cobrir despesas com alimentação, inscrição e transporte dos competidores. Para solicitar o Auxílio Atleta, é necessário comparecer à FME, situada na Rua dos Goytacazes, 499, no Parque Turf Club, e preencher o requerimento dentro do prazo estabelecido.

Rodrigo Vilaça, de 45 anos, corredor de ultramaratona, afirmou que o auxílio faz toda a diferença, pois o esportista tem que arcar com inscrição, hospedagem, transporte e alimentação. Sem o benefício, os custos acabam se tornando muito elevados. “Eu acabei de participar e ser campeão da Cassino Ultra Reis, no Rio Grande do Sul, a maior ultramaratona de praia do mundo, e, esse mês, não tive a ajuda do auxílio; tive que arcar com tudo e também recebi apoio de alguns empresários de Campos, e só, a partir do mês que vem, voltará a ser concedido o auxílio”, declarou Rodrigo.

O ultramaratonista também ressaltou que o auxílio ao atleta de Campos não é concedido mensalmente, ocorrendo apenas no período de inscrição. “Você fica quatro meses sem competir, quatro meses sem solicitar o auxílio; a gente não vive só do auxílio, porém, este deveria ser concedido, pelo menos, mensalmente, para que o atleta possa manter o treinamento, pois faz toda a diferença”, completou.

Luciano Viana, atual presidente da FME, afirmou que a lei do Auxílio Atleta é muito importante e foi elaborada, juntamente com o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, para viabilizar que o atleta possa viajar e contar com alimentação e hospedagem, oferecendo uma estrutura que permita ao competidor disputar em igualdade de condições com seus concorrentes. “Em 2024, esse auxílio ajudou muitos atletas, e este ano não será diferente. Claro que se trata de uma lei e há todos os requisitos que o atleta deve cumprir, inclusive a prestação de contas para continuar recebendo o benefício, o que permite que eles se programem ao longo do ano para participar dos eventos e competições”, concluiu o presidente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS