O coordenador do Sebrae Rio no Norte Fluminense, Guilherme Reche, divulgou em suas redes sociais, na tarde desta quarta-feira (18), a chegada ao Suriname para uma missão empresarial com foco em pequenos negócios do Estado do Rio de Janeiro. A ação foi anunciada durante o seminário “Explorando Novos Horizontes”, promovido pelo Sebrae Rio, em março, que apresentou os benefícios de investimentos na Guiana e no Suriname para micro e pequenas empresas do setor de petróleo e gás.
Durante a missão empresarial ao Suriname, o coordenador do Sebrae destacou os resultados positivos e o impacto do trabalho realizado pela instituição. Em suas palavras:
"Chegamos ao Suriname com a delegação completa do Sebrae, em missão voltada ao setor de petróleo e gás, acompanhados por empresários do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Santa Catarina. Passamos dois dias em Georgetown, com muitos negócios realizados, conexões comerciais estabelecidas e oportunidades internacionais. O Sebrae realizou um trabalho belíssimo, de forma sólida e consistente. Agora, seguimos para a feira do setor, com mais negócios pela frente", finalizou.
Foram 30 pequenos negócios selecionados, já que os dois países são uma fonte de petróleo e gás. No entanto, 19 empresários do setor confirmaram participação na missão, que está acontecendo nesta semana. A ação envolve seminários técnicos e institucionais, visitas técnicas, rodadas de negócios e a participação na SEOGS (Suriname Energy, Oil & Gas Summit & Exhibition), com o objetivo de ampliar as conexões comerciais.
A missão foi organizada pela Gerência de Negócios Internacionais do Sebrae Rio, em parceria com o Escritório Regional Norte Fluminense e as Embaixadas do Brasil em Georgetown e em Paramaribo.
Antes da viagem ao Suriname, seminário reuniu cerca de 150 empreendedores fluminenses Promover a entrada das micro e pequenas empresas do estado do Rio no segmento de petróleo e gás no Suriname e na Guiana. Essa foi a proposta do seminário “Explorando Novos Horizontes”, do Sebrae Rio, que apresentou benefícios de investimentos nos dois países. O evento aconteceu na sede da instituição e reuniu cerca de 150 empreendedores do estado do Rio.
O seminário contou com quatro painéis: Cenário de Petróleo e Gás na Guiana e no Suriname; Visão Geral de Legislação e Conteúdo Local; Oportunidades de Petróleo e Gás na Guiana e no Suriname; e Como Fazer Negócio na Guiana.
Participaram representantes de empresas da Guiana, do Suriname e brasileiras que já atuam nos dois países, que estão em plena formação de sua cadeia de fornecedores para suprir as operações de exploração e produção das reservas descobertas. Fonte: Ascom