Lei Rouanet garante a 3ª edição Festival Internacional Goitacá de Cinema em 2027
- Atualizado em 03/09/2026 12:08
Divulgação


O Festival Internacional Goitacá de Cinema, que se consolida como o evento de cinema mais importante da região Norte Fluminense, confirma sua aprovação na Lei Rouanet para a 3ª edição em 2027. Com a chancela do principal mecanismo de fomento à cultura do país, a organização do festival já definiu que o evento acontecerá entre os dias 26 e 31 de agosto de 2027, prometendo movimentar o cenário cultural da cidade com sua tradicional seleção de filmes.
Segundo o diretor geral do festival, Fernando Sousa, a proposta é que a próxima edição fortaleça suas ações de formação, incluíndo processos de laboratório de projetos, mentorias e preparação de projetos voltados para realizadores do interior fluminense.

"O Festival Internacional Goitacá de Cinema quer ampliar cada vez mais suas ações de formação, laboratórios e mentorias, criando espaços para que realizadores do interior possam desenvolver seus projetos, aprimorar suas estratégias e estabelecer conexões com o mercado. Não se trata apenas de formar novos cineastas, mas de criar condições para que eles possam transformar suas ideias em projetos competitivos, acessar recursos e ocupar espaços nos circuitos nacional e internacional do cinema", salienta.
Fernando ainda concluí: "Para que tenhamos a interiorização do cinema precisamos criar condições para que novos projetos, talentos e carreiras possam nascer e se desenvolver fora dos grandes centros".

A segunda edição do Festival Internacional Goitacá de Cinema aconteceu em agosto desse ano na UENF. O evento exibiu 69 filmes distribuídos em cinco mostras competitivas e duas mostras informativas: a Mostra Embratur e Mostra Petrobras Futuro do Clima.
Além da tela, em diálogo com sua programação, foram realizadas 11 mesas de debate no Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense, encontros de mercado no Cine Market, o Programa de Formação que alcançou 105 alunos inscritos em cursos e minicursos e duas experiências turísticas no âmbito do Programa Goitacá de Cinema e Turismo.
Novos detalhes sobre a programação, homenageados e chamadas para o evento de 2027 serão divulgados em breve pela organização.
Com informações da assessoria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS